Daqui a cerca de 5 bilhões de anos, o combustível nuclear do Sol irá acabar e seu núcleo entrará em colapso, não conseguindo mais sustentar sua própria gravidade. Esse processo marcará o início do fim da vida da estrela. Caso o colapso nuclear seja completo, o que irá sobrar será um buraco negro

Leia mais:

publicidade

Então o Sol se tornará um buraco negro que irá engolir a Terra?

A resposta é não. Isso porque o Sol não tem os ingredientes necessários para se tornar um buraco negro. Algumas condições são essenciais para que esse processo ocorra, como composição, rotação, a evolução da estrela e principalmente sua massa, e o Sol não é tão pesado para isso.

É muito simples: o Sol não é pesado o suficiente para se tornar um buraco negro. Estrelas com massas iniciais superiores a cerca de 20 a 25 vezes a massa do nosso Sol têm potencial para sofrer o colapso gravitacional necessário para formar buracos negros.

 Xavier Calmet, físico especialista em buraco negros, em resposta ao WordsSideKick

O cálculo para determinar quando uma estrela se tornará um buraco negro é conhecido como limite de Tolman-Oppenheimer-Volkoff e determina que o núcleo deixado para trás deve ter de 2 a 3 vezes a massa do Sol.

publicidade

Estrela que originam buracos negros passam por vários processos que farão com que ela perca massa, como colapso e expansão. Por serem massivas, mesmo após o fim do hidrogênio, sua temperatura garantirá que a fusão nuclear continue ocorrendo, o hélio irá dar origem a elementos mais pesados, até que o núcleo seja feito de ferro. Depois disso ela explode em uma supernova e da origem aos buracos negros.

O Sol, no entanto, encerra seu processo de fusão no hélio, deixando para trás um núcleo composto praticamente de carbono.

publicidade
Simulação de um buraco negro deformado e giratório. (Yukterez/Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0)

Então a Terra está a salvo?

Isso não significa que a Terra eventualmente não será destruída. Quando o núcleo não tiver mais combustível, o Sol continuará queimando hidrogênio em suas camadas externas, fazendo com que elas se expandam e a estrela entre na sua fase gigante vermelha, cerca de 1 bilhão de anos depois que o núcleo entrar em colapso.

O Sol ficará tão grande que irá se expandir até a órbita de Marte, destruindo tudo pelo caminho, inclusive a Terra. Depois disso, as camadas externas irão se espalhar e formar uma nebulosa planetária em torno do que restou do núcleo da estrela, provavelmente uma anã branca do tamanho da Terra.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!