Na última semana, a Microsoft iniciou a implantação do aplicativo Fotos no Windows. Embora o moderno aplicativo contenha várias ferramentas de edição novas, ele remove o Editor de Vídeo integrado e o substitui pelo aplicativo Clipchamp.

Se você tentar acessar o antigo aplicativo Editor de Vídeo integrado ao antigo aplicativo Fotos, verá um novo pop-up confirmando que “O Editor de Vídeo não está mais disponível no aplicativo Fotos”. A mensagem continua: “Seus projetos de vídeo anteriores podem ser acessados ​​baixando o aplicativo Fotos Herdado em Configurações. Para novos vídeos, libere sua criatividade com o Clipchamp.”

publicidade

Leia mais:

windows editor de vídeo
Imagem: Captura de Tela / Olhar Digital

Embora seja possível baixar o aplicativo Fotos Herdado e trazer de volta o Editor de Vídeo original, é justo presumir que os dias do antigo Editor de Vídeo ou do aplicativo Fotos estão contados, e em algum momento você terá que migrar para as versões mais recentes.

publicidade

Em um comunicado ao Windows Latest, um engenheiro da Microsoft confirmou a implantação do novo aplicativo Fotos, substituindo o Editor de Vídeo pelo Clipchamp: “A edição de vídeo não está incluída nesta atualização, mas os usuários podem editar vídeos com o Clipchamp — um aplicativo gratuito, poderoso e fácil de usar com ferramentas e efeitos para fazer seus vídeos brilharem.”

Clipchamp

  • O Clipchamp, um aplicativo baseado na web que roda dentro do contêiner Microsoft Edge WebView, pode lembrar da ferramenta Movie Maker da Microsoft.
  • O Movie Maker não existe mais, mas a Microsoft está promovendo o Clipchamp para substituir todas as suas necessidades de edição de vídeo.
  • Ao contrário do Editor de Vídeo do Windows 10, o Clipchamp possui várias funcionalidades avançadas de edição; qualquer pessoa pode criar vídeos com aparência profissional.
  • Embora o Clipchamp simplifique a edição de vídeos, o Editor de Vídeo do Windows aposentado ainda possui um grupo de fãs separado.
  • Algumas pessoas preferiam o Editor de Vídeo do Windows 10 pela simplicidade e porque ele codificava os vídeos em tamanhos muito menores do que o Clipchamp.
  • Embora ainda seja possível usar o Editor de Vídeo aposentado baixando o Fotos Legacy da Microsoft, a empresa provavelmente removerá o Editor de Vídeo no futuro.
  • O novo aplicativo Fotos remove o Editor de Vídeo do Windows 10/11 e está sendo lançado para o público em geral em todas as versões de sistema operacional suportadas.
  • Você não precisa se inscrever no programa Windows Insider; a atualização está disponível para todos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!