A Microsoft investiu mesmo na Inteligência Artificial. Depois da parceria gigantesca com a OpenAI, desenvolvedora dos modelos de linguagem GPT e do ChatGPT, patentes registradas pela empresa mostram que o próximo plano pode ser uma mochila com IA. Pode parecer algo vindo diretamente de um filme de super-herói, mas o dispositivo “vestível” acompanhará o que o proprietário vê e o que está ao seu redor para ser útil em diversas situações.

Leia mais:

publicidade

Mochila de IA da Microsoft

  • De acordo com a descrição da patente do produto, trata-se de um dispositivo vestível que pode funcionar como um assistente virtual que dispensa o uso das mãos”.
  • A mochila de IA teria lentes, câmeras e sensores posicionados ao redor dela para acompanhar o proprietário. Além disso, as alças também contariam com essas câmeras e podem “ver o que o usuário vê”.
  • Assim, o algoritmo da mochila poderá, por exemplo, identificar o que está em sua frente e contextualizá-lo em tempo real de acordo com a necessidade do dono.
  • Se estiver em um mercado, a IA poderá sugerir outros locais onde aquele mesmo produto está mais barato. Ou, se estiver a caminho de algum lugar e se perder, a mochila indicará um caminho melhor.
  • Ainda, de acordo com o registro da patente, a mochila poderia monitorar os dados corporais do dono durante exercícios físicos, como relógios e pulseiras inteligentes já fazem.
(Foto: USPTO/Reprodução)

IA conectada em nuvem

Outra novidade da possível mochila de IA seria a conexão em nuvem. Conforme é vestida pelo dono, ela pode acessar agendas, calendários, aplicativos e até realizar anotações em tempo real, deixando o dono sincronizado.

Microsoft não é a primeira

Apesar de a ideia parecer inovadora, a Microsoft não será a primeira a desenvolver uma mochila com IA: o projeto já foi idealizado pela Intel em 2021.

publicidade

Na ocasião, o dispositivo usou técnicas similares para ajudar pessoas com deficiência visual a se locomoverem nas ruas.

A imagem mostra como a mochila de IA poderia indicar caminhos mais seguros para esquiar (Foto: USPTO/Reprodução)

Quando será lançada?

A ideia foi registrada pela Microsoft no U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) em maio, mas até agora a empresa não revelou nada sobre o possível produto.

publicidade

Mais informações sobre lançamento ao público devem chegar nos próximos meses.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!