Uma foto do possível visual do robotáxi da Tesla começou a circular nas redes sociais nesta semana, logo antes do lançamento da biografia oficial de Elon Musk. O desenho mostra que o design do veículo lembra o Cybertruck – e não conta com pedais nem volante. A empresa havia anunciado planos para construir o robotáxi em 2022, mas não deu um prazo de entrega oficial.

Leia mais:

publicidade

Robotáxi Cybertruck autônomo?

O biógrafo de Musk, Walter Isaacson, lançou a biografia do CEO da Tesla na última terça-feira (12), dando mais detalhes sobre a imagem.

O desenho divulgado aparenta ser um conceito do robotáxi da empresa, com design inspirado no Cybertruck, inclusive com a carcaça de aço inoxidável pelo qual a picape ficou popular.

publicidade

Conforme reportado pelo Tech Crunch, outra imagem do livro, que não pode ser obtida, mostra o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, ao lado de um antigo robotáxi, com apenas dois assentos e espaço atrás para a bagagem.

Foto obtida da biografia de Elon Musk (Foto: Reprodução/redes sociais)

Como será o robotáxi da Tesla?

  • No entanto, a imagem do modelo semelhante ao Cybertruck não tem uma data. Ou seja, não é possível saber se esse realmente será o design que a Tesla adotará no robotáxi, que foi anunciado em 2022, ou se a ideia foi deixada de lado;
  • No livro, ela aparece na seção que conta a vida de Elon Musk entre os anos de 2014 e 2016;
  • Apesar de não podermos imaginar o visual do carro, Musk confirmou ao site Axios que o robotáxi realmente não terá pedais nem volante;
  • Os engenheiros chegaram a contestar o CEO (na época, o Full Self-Drivide – FSD da Tesla ainda não existia), mas ele assumiu o risco em nome da tecnologia e autonomia.
Renderização de possível design do robotáxi (Foto: Reprodução/redes sociais)

Ressalvas ao robotáxi da Tesla

Porém, as legislações dos Estados Unidos ainda não permitem a produção em massa de um carro 100% autônomo. A esperança da Tesla é que a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário anuncie uma nova regulamentação sobre isso ainda em setembro.

publicidade

A sorte da montadora é que ainda não tem data para lançar o robotáxi. Ainda em 2022, Musk chegou a comentar que o modelo estaria no mercado (sem volantes nem pedais, como ele insistiu) até 2024.

Até lá, a Tesla terá que contar com a mudança da regulação, anunciar o modelo para o mercado (que, com dois lugares, pode não ser o mais chamativo), iniciar a produção e desenvolver o serviço para uso do robotáxi.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!