O James Webb segue fazendo registros incríveis do espaço e nesta quinta-feira (14) a NASA revelou mais uma imagem de tirar o fôlego do telescópio. A foto mostra uma protoestrela Classe 0, que é basicamente um tipo de sol bebê, emitindo jatos de matéria capturados em infravermelho.

A estrela registrada um dia terá o tamanho equivalente ao do nosso Sol, mas por enquanto tem apenas 8% desse tamanho. A imagem revela um dos chamados objetos Herbig-Haro (HH). que consistem em regiões luminosas que rodeiam estrelas recém-nascidas, formadas quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos destas estrelas formam ondas de choque que colidem com gás e poeira próximas a altas velocidades. 

publicidade
A observação de alta resolução e infravermelho próximo do Telescópio Espacial James Webb da NASA em Herbig-Haro 211 revela detalhes requintados do fluxo de uma estrela jovem, um análogo infantil do nosso Sol. 
Os objetos Herbig-Haro são formados quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos de estrelas recém-nascidas formam ondas de choque que colidem com gás e poeira próximos em alta velocidade. 
A imagem mostra uma série de choques de proa para sudeste (canto inferior esquerdo) e noroeste (canto superior direito), bem como o jato bipolar estreito que os alimenta com detalhes sem precedentes. 
Moléculas excitadas pelas condições turbulentas, incluindo hidrogênio molecular, monóxido de carbono e monóxido de silício, emitem luz infravermelha, coletada por Webb, que mapeia a estrutura dos fluxos de saída.
Créditos: ESA/Webb, NASA, CSA, T. Ray (Instituto de Estudos Avançados de Dublin)

O que você precisa saber?

  • James Webb fez um registro do objeto conhecido como HH 211;
  • Dessa vez, a imagem traz detalhes sem precedentes;
  • Mostrando os fluxos de matéria emitidos por uma estrela bebê, no começo de sua vida.

Esse tipo de local é um alvo e tanto para os objetos de detecção infravermelha do James Webb já que a emissão infravermelha dos fluxos da estrela penetra no gás obscuro e na poeira. Nesta foto em específico vemos o objeto chamado de HH 211.

Leia mais:

publicidade

De acordo com a NASA, “a imagem mostra uma série de choques de proa para sudeste (canto inferior esquerdo) e noroeste (canto superior direito), bem como o estreito jato bipolar que os alimenta. Webb revela esta cena com detalhes sem precedentes”.

Muitos mistérios ainda rodeiam esse tipo de objeto. A formação desses jatos de matéria ainda é desconhecida, mas o que sabemos é que podem atingir milhares de anos-luz de distância. O HH 211 está a 1 mil anos-luz da Terra.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!