Twitter vai avisar se deletarem post com ‘Nota da Comunidade’

A rede social vai emitir uma notificação para quem acrescentou uma 'Nota da Comunidade' a uma publicação se ela for apagada
Pedro Spadoni15/09/2023 23h47
Ícone do aplicativo Twitter/X em tela inicial de um iPhone
Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você adicionar uma “Nota da Comunidade” – aquelas observações que acrescentam contexto – a uma postagem no X (antigo Twitter), a rede social vai te avisar se a pessoa que escreveu a publicação deletar ela. O anúncio da empresa veio nesta sexta-feira (15), na própria rede social.

Para quem tem pressa:

  • O X (antigo Twitter) irá notificar os autores de “Notas da Comunidade” se a postagem à qual contribuíram for excluída;
  • A empresa quer dar aos colaboradores dessa funcionalidade uma maneira de responsabilizar outros usuários;
  • Embora isso possa ser útil, também pode abrir margem para constranger usuários que excluem suas postagens por pequenos erros ou imprecisões;
  • Esta é a segunda atualização relacionada às “Notas da Comunidade” nesta semana, recurso muito defendido pelo dono da plataforma, Elon Musk.

Os colaboradores consistentemente afirmam que seu objetivo é manter os outros bem informados. Isso pode acontecer quando uma nota útil aparece em uma postagem e também quando uma postagem incorreta é excluída. A partir de hoje, os autores [das notas] serão notificados quando uma postagem na qual escreveram for excluída.

A ideia é dar às pessoas que contribuem com “Notas da Comunidade” mais uma ferramenta para responsabilizar outros usuários. Por um lado, isso pode ser útil. Por outro lado, pode abrir margem para constranger usuários que excluem suas postagens devido a erros bobos ou imprecisões factuais.

Leia mais:

Esta nova funcionalidade de Notas da Comunidade é a segunda que o X adicionou nesta semana. Na terça-feira (12), o X anunciou que as pessoas que avaliam uma nota verão mais propostas para que possam “considerar outras notas antes de enviar sua avaliação”.

O dono da rede social, Elon Musk, é um grande defensor das “Notas da Comunidade”. Daí as atualizações notáveis ao espaço, incluindo expansões para imagens e vídeos, desde que ele comprou a empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.