Já fez o seu pedido hoje? Moradores do Rio Grande do Sul foram contemplados por um belíssimo meteoro nesta sexta-feira (15). A “estrela cadente” foi vista a partir de Anta Gorda, na Região da Serra, por volta das 19h30. Depois, foi em direção a Camaquã, no Sul do Estado.

As imagens foram compartilhadas com o Olhar Digital pelo professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Heller & Jung, de Taquara (cerca de 80 quilômetros de Porto Alegra). Veja!

Leia mais:

Segundo o professor, a magnitude foi de -4,3. A magnitude de um meteoro é a medida do brilho dele. Quanto menor o número, mais brilhante é a rocha espacial. A visita aos céus gaúchos durou 2,25 segundos. Depois, o meteoro foi desintegrado pela nossa atmosfera.

publicidade

Meteorito revela composição da nebulosa que formou o Sistema Solar

Erg Chech 002 é um meteorito que caiu na Terra e foi descoberto no Deserto do Saara da Argélia, em 2020. Agora, a análise do raro objeto está revelando aos cientistas mais sobre a composição da nuvem de poeira e gás que formou o Sistema Solar.

A análise do objeto revelou a presença de isótopos de material radioativo vindo de estrelas que explodiram próximas ao Sol, mostrando que os meteoritos podem ser verdadeiras cápsulas do tempo que guardam a história antiga do Sistema Solar.

O Sistema Solar se iniciou a partir de uma nuvem de gás e poeira. A parte mais densa da nebulosa se colapsou e formou o Sol, que foi consumindo a matéria em torno dele. O que sobrou formou os planetas.

Clique aqui para saber mais sobre o assunto! Fizemos uma reportagem com todos os detalhes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!