Descoberto no mês passado, já muito próximo da Terra (algo extremamente raro), o cometa C/2023 Nishimura está passando pelo nosso planeta a caminho do Sol – o que pode voltar a acontecer somente daqui a 434 anos (isso se ele conseguir sobreviver ao poder destrutivo da radiação solar).

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, este cometa pode ser o mais brilhante de 2023, motivo pelo qual é considerado por muitos o “Cometa do Ano”.

Também chamado simplesmente de Nishimura, o corpo celeste foi oficializado no fim de agosto em uma circular do Minor Planet Center, organização pertencente ao Observatório Astrofísico Smithsonian, nos EUA, após ter sido detectado pela primeira vez no dia 11, pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura – razão pela qual recebeu esse nome.

O objeto passou despercebido por grandes observatórios do mundo inteiro, enquanto ia se aproximando da Terra ofuscado pelo brilho do Sol. No entanto, usando apenas uma câmera fotográfica convencional e uma lente teleobjetiva comum, Nishimura (o astrônomo) conseguiu captar Nishimura (o cometa) – de maneira totalmente acidental, em fotos de 15 segundos de exposição.

Essas são apenas algumas das curiosidades sobre este fenômeno, que durante este mês poderá ser brevemente visto no céu momentos antes do nascer do Sol.

SONEAR
Cristóvão Jacques, cofundador do observatório SONEAR, é o convidado desta semana do Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Para saber o que esperar, como observar e muito mais, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (15), que vai receber o astrônomo amador Cristóvão Jacques para um bate-papo superinteressante sobre o cometa Nishimura.

Sócio fundador do Observatório SONEAR, na cidade de Oliveira (MG), e dono do canal AstroNEOS, no YouTube, o engenheiro e físico também é membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), da Rede de Astronomia Observacional (REA) e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).