“Gran Turismo: De Jogador a Corredor” chegou aos cinemas em agosto de 2023 e muitos conhecedores do game podem estar se perguntando: qual história o filme vai contar? A pergunta é pertinente porque no GT não há uma narrativa que permita uma roteirização. Entretanto, no filme o jogo serve como um trampolim para uma mudança radical na vida de Jann Mardenborough, um jogador que acabou virando piloto de verdade por causa do game.

Inspirado no jogo de PlayStation de mesmo nome, o novo filme da Sony mescla os universos do automobilismo e do videogame se apropriando de uma história real e pouco comum. O protagonista do longa, o britânico Jann Mardenborough, sempre foi um jogador assíduo de Gran Turismo desde muito jovem. 

publicidade

Leia também:

O pai de Jan, Steve, percebeu o interesse do filho em corridas e o levou para um circuito de kart quando ele tinha oito anos, o garoto já chamava a atenção. Porém, questões financeiras o distanciaram de sua mais nova habilidade. Depois de um tempo, a pista local fechou e a mais próxima de sua casa cobrava valores muito altos. “Parei quando tinha onze anos porque ficou muito caro”, disse Jan em entrevista ao The Guardian. 

publicidade

Sua alternativa foi voltar para o quarto e jogar. Dia após dia, ele desafiava a si próprio para ser o melhor, foi quando surgiu a oportunidade de enfrentar outros jogadores. O anseio de Jann, sair das telas e dirigir um carro real, também parecia ser a inquietação da Sony e da Nissan. Em 2008, as empresas se uniram para criar a competição GT Academy que até hoje revela talentos de uma maneira pouco ortodoxa, mas que, até agora, tem dado certo. 

Então, em 2011, com 19 anos, o garoto participou da competição online Gran Turismo 5. Entre 90.000 jogadores online, Jann se destacou como um dos oito melhores na Europa e levou como prêmio a chance de ir para uma pista real num teste em Brands Hatch. Ganhou e foi para Silverstone, onde competiu novamente e garantiu sua vaga no GT Academy, e assim pode finalmente ser um dos nomes da grandiosa corrida 24 Horas de Dubai.   

publicidade

O nível de precisão do videogame Gran Turismo, que se tornou famoso justamente por criar um ambiente que foge da fantasia e se espelha no aspecto físico, não apenas tem preparado jogadores online para as pistas, como também pilotos consagrados, como Lewis Hamilton, já admitiram usar simuladores para treinar para as corridas. 

O que é verdade e o que é ficção?

Muitos diretores adoram adornar uma história real com aspectos ficcionais, em Gran Turismo não é diferente. Embora muitos aspectos importantes da vida e trajetória de Jann estejam lá, nem tudo é verdade.  

publicidade

O personagem Danny Moore, por exemplo, interpretado por Orlando Bloom, é um executivo de marketing da Nissan que, no filme, é apresentado como criador do conceito da GT Academy, mas na vida real os créditos vão para Darren Cox. 

Alguns personagens também tiveram os seus nomes trocados, mas foram inspirados em pessoas que tiveram importância na trajetória de Jann Mardenborough. Vide o personagem de David Harbour, que faz as vezes de um mentor para o protagonista.

Gran Turismo: De Jogador a Corredor tem direção de Neill Blomkamp, e conta com o ator Archie Madekwe interpretando Jann Mardenborough. O elenco conta ainda com Geri HalliWell, Darren Barnet, Djimon Hounsou e Emelia Hartford. O filme está disponível em várias salas de cinema pelo país. 

Assista ao trailer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!