Gestantes de Campina Grande já podem acessar o aplicativo Saúde Inteligente Mobile (SIM Maternidade), lançado nesta sexta-feira (15). O projeto é uma parceria da MTM Tecnologia, subsidiária da Qualcomm, com a prefeitura da cidade.

O que você precisa saber

  • Com o app, as gestantes do município podem acompanhar o pré-natal, acessar informações sobre vacinas e conteúdos educativos, além de acompanhar seus agendamentos e registrar seus sintomas e resultados de exames.
  • Nesta última fase do Projeto SIM Maternidade, os profissionais de saúde também podem acessar os resultados dos exames do paciente, avaliar a necessidade de futuros procedimentos ou acompanhamento e tomar providências antes da próxima consulta do paciente.
  • Dentro das Unidades Básicas de Saúde do SUS, as equipes têm muitos pacientes, o que pode gerar atrasos nos serviços. O aplicativo SIM visa garantir que as gestantes e a equipe de atendimento de saúde possam tomar medidas proativas para evitar o agravamento dos sintomas que levam a hospitalizações.
  • Por exemplo, casos de diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia podem ser evitados com os resultados dos exames disponíveis no prontuário.

“O uso do aplicativo SIM Maternidade ajuda a agilizar o atendimento às gestantes e serve como um portal de educação. A chegada desse aplicativo à rede pública de saúde pode ser um grande passo para a redução da mortalidade materna e infantil na rede de cobertura”, diz Milene Franco Pereira, Gerente Sênior de Assuntos Governamentais da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda.

Leia mais:

O Brasil tem observado um aumento da mortalidade materna nos últimos anos. A taxa de mortalidade materna refere-se ao número de mulheres que morrem durante a gestação ou até 42 dias após o parto por causas relacionadas ou agravadas pela gravidez. Em 2021, o país teve uma média de 107 mortes por 100 mil nascimentos.

publicidade

O aplicativo não substitui os serviços do SUS, mas reforça a comunicação entre paciente e profissional de saúde. Nossa expectativa é que o aplicativo aumente a adesão das mulheres ao pré-natal, o que resultará na diminuição de complicações para mãe e bebê durante o parto e pós-parto. O aplicativo deve atender até 80% das gestantes acompanhadas pelo SUS em Campina Grande.

Gustavo Perez, CEO da MTM Tecnologia

Para as equipes das Unidades Básicas do SUS, ter acesso rápido aos dados do paciente pode agilizar a tomada de decisão.

Com a adesão ao Maternidade SIM, vamos garantir um acompanhamento ainda mais eficiente no atendimento às gestantes em Campina Grande. Aliar a tecnologia com toda a nossa rede de apoio e cuidados com a saúde vai promover mais cuidado, atenção e respeito.

Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima

Além de agilizar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, o aplicativo torna disponível dados anônimos para a Prefeitura de Campina Grande acompanhar os resultados alcançados com o SIM Maternidade. Esses dados são compartilhados em uma plataforma digital, desenvolvida pela MTM Tecnologia, para a equipe da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, além de gestores de clínicas que prestam atendimento à rede do SUS.

O aplicativo SIM Maternidade está disponível nos sistemas Android e iOS para todas as gestantes de Campina Grande.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!