Qualquer quantidade de atividade física regular, seja ela moderada ou intensa, é uma das coisas mais importantes que alguém pode fazer pela própria saúde. Ser fisicamente ativo pode melhorar o dia a dia e a saúde mental, reduzir o risco de doenças, e fortalecer ossos e músculos.

A tecnologia está revolucionando a forma como monitoramos nossa saúde e atividades físicas. Novos recursos, de smartbands a aplicativos para celular, motivam os usuários com a conveniência de acompanhar, em tempo real, o progresso e a rotina de exercícios. 

publicidade

Leia também:

10 melhores aplicativos para monitorar atividades físicas

A maioria dos aplicativos de exercícios e saúde estão disponíveis para download gratuito, o que os torna uma forma econômica de investir no bem-estar. No entanto, mesmo os aplicativos com assinatura – cujo download é gratuito mas pode haver uma taxa mensal para acessar recursos premium – são uma maneira econômica de iniciar sua jornada de vida saudável.

publicidade

Por isso, o Olhar Digital selecionou os 10 melhores aplicativos para monitorar atividades físicas:

1. Nike Training Club

Nike Training Club. Reprodução/App Store
Nike Training Club. Reprodução/App Store

Esse aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, oferece treinos em casa para pessoas de todos os níveis, contando com treinadores profissionais e atletas de nível mundial, além de disponibilizar orientações sobre bem-estar, como informações sobre nutrição e recuperação pós-treino.

publicidade

O Nike Training Club tem avaliação de 4,9/5 na App Store, e dispõe de vídeos, desafios, programação de treinos de HIT, muscular, cardiovascular e ioga, além de treinamento sob demanda. 

2. Freeletics Bodyweight

Freeletics Bodyweight. Reprodução/App Store
Freeletics Bodyweight. Reprodução/App Store

Com uma avaliação de 4,6/5, o aplicativo garante acesso a um programa de treinos personalizado, contendo exercícios apenas com o peso do corpo, com pesos de academia, ou com corridas.

publicidade

A versão gratuita do aplicativo, tanto para iOS quanto para Android, contém 20 treinos HIT de peso corporal, 25 exercícios, e 20 sessões de áudio. Outros recursos dentro do app são pagos, mas todos os treinos são personalizados para o nível, técnica e objetivos de cada usuário.

3. Strava: corrida, pedal, trilha

Strava. Reprodução/App Store
Strava. Reprodução/App Store

O foco deste aplicativo é a construção de uma comunidade, gravando e compartilhando automaticamente o progresso dos usuários e promovendo desafios para manter a motivação de cada um. Com uma avaliação de 4,7, o Strava monitora corridas, pedaladas, trilhas, ioga e mais de 30 outros tipos de esportes para usuários Android ou iOS.

Além de encontrarem uma rede de apoio, usuários recebem dados avançados para entender seu progresso e evolução de forma gratuita, mas o app também disponibiliza uma assinatura paga de recursos premium.

4. Fitness Point: Ginásio e casa

Fitness Point. Reprodução/App Store
Fitness Point. Reprodução/App Store

Com treinos para academia personalizados ou pré-definidos, ou seja, pagos ou gratuitos, o Fitness Point é um aplicativo para Android e iOS pensado por treinadores profissionais, aliados a um algoritmo de inteligência artificial que pode criar automaticamente um treino de peso corporal com base no nível de condicionamento físico de cada usuário. 

Um ponto negativo seria que este aplicativo foca exclusivamente em treino para homens, mas a empresa também criou o Fitness Point Edição Feminina, com os mesmos recursos voltados para o público feminino. Ambos têm uma avaliação de 4,5/5 na App Store.

5. Gym WP – Academia e Musculação 

Gym WP. Reprodução/App Store
Gym WP. Reprodução/App Store

Focando no treino de academia, o Gym WP oferece mais de 500 exercícios com gifs e instruções para que os usuários executem os exercícios corretamente. Os resultados ficam registrados no histórico de treino, com gráficos e estatísticas de desempenho, para otimizar os resultados. Esse aplicativo é gratuito para iOS e Android, com uma avaliação de 4,7 e opções de assinatura de planos pagos.

6. Adidas Training

Adidas Training. Reprodução/App Store
Adidas Training. Reprodução/App Store

Esse aplicativo disponibiliza gratuitamente diversos programas de treinos de musculação para fazer em casa, desenvolvidos para caber na rotina dos usuários. Além das dicas semanais de saúde, nutrição e estilo de vida, o Adidas Training também conta com vídeos instrucionais para auxiliar na rotina de treinos. 

A assinatura premium oferece outros planos de treino funcional, planos personalizados, e recompensas com o programa de fidelidade adiClub. Disponível para iOs e Android, o aplicativo conta com uma avaliação de 4,7/5.

7. Exercícios em casa

Exercícios em casa. Reprodução/App Store
Exercícios em casa. Reprodução/App Store

Com rotinas de treino diárias para os principais grupos musculares, que podem ser feitas em apenas alguns minutos por dia, o aplicativo tem exercícios projetados por especialistas para o abdômen, peito, pernas, braços e glúteos – sem a necessidade de equipamento.

Disponível gratuitamente para iOS e Android, e com uma avaliação de 4,9/5, este aplicativo também conta com um plano de assinatura para acesso ilimitado de todos os recursos.

8. Queima Diária – Treino em Casa

Queima Diária. Reprodução/App Store
Queima Diária. Reprodução/App Store

São mais de 3700 videoaulas disponíveis para que os usuários se exercitem sem sair de casa, com treinos desenvolvidos por personal trainers para perda de gordura ou ganho de massa magra, para alívio de dores e flexibilidade. O aplicativo tem uma avaliação de 4,9/5 e é gratuito para iOS e Android, contando com aulas de HIT, ioga, pilates e zumba, e oferecendo um plano de assinatura paga. 

9. MoovBuddy: Seu Coach de Saúde

MoovBuddy. Reprodução/Play Store
MoovBuddy. Reprodução/Play Store

Disponível gratuitamente para Android, esse aplicativo faz uso de um algoritmo de fisioterapia com inteligência artificial, que cria planos de exercícios em casa. Focando em ajudar os usuários a consertar a postura e aliviar a dor, o MoovBuddy também oferece treinos de fortalecimento, alongamento, equilíbrio e flexibilidade, além de exercícios de respiração e relaxamento. Com uma avaliação de 4,2/5, o app também oferece planos pagos.

10. Seven – 7 Minutos de Treino

Seven. Reprodução/App Store
Seven. Reprodução/App Store

O objetivo deste aplicativo é mudar a vida dos usuários sem que eles saiam de casa ou usem equipamentos, com apenas 7 minutos de treino por dia. Também disponível gratuitamente para iOS e Android, o Seven conta com mais de 200 exercícios e planos sob medida, entretanto, muitos dos treinos fazem parte apenas do CLUB 7, programa de assinatura paga do app.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!