O 5G do iPhone 15 Pro é mais rápido do que dos modelos antigos — ao menos é o que indica um estudo inicial comparando as velocidades atingidas pelo novo smartphone da Apple em redes móveis com outros dispositivos.

O estudo, que usou dados do SpeedSmart, considerou a velocidade atingida em redes de operadoras dos EUA. É possível que os valores sejam diferentes em outras partes do planeta.

Leia mais:

iPhone 15 Pro é até 24% mais rápido no 5G

Em comparação ao iPhone 14 Pro do ano passado, as velocidades atingidas pelas conexões 5G do iPhone 15 Pro são até 24% superiores.

publicidade
  • Na operadora Verizon, por exemplo, o iPhone 14 Pro atingia, em média, 195,83 Mbps quando conectado a redes 5G. O iPhone 15 Pro consegue chegar a 243,06 Mbps;
  • Já na AT&T a diferença é um pouco menor: o iPhone 14 Pro chega a 178,19 Mbps, enquanto o novo 15 Por atinge 204,34 Mbps;
  • Por fim, na T-Mobile, o novo iPhone 15 Pro chega a 300,92 Mbps quando conectado a redes 5G, enquanto o iPhone 14 Pro atinge 245,69 Mbps.
 do SpeedSmart comparam velocidades do 5G do iPhone 15 Pro com o iPhone 14 Pro
Dados do SpeedSmart comparam velocidades do 5G do iPhone 15 Pro com o iPhone 14 Pro. Imagem: Divulgação/SpeedSmart

Vale ressaltar que a diferença nas taxas de upload é pequena, e apenas a velocidade de download foi melhorada no novo smartphone.

Chip da Qualcomm pode estar por trás dos bons resultados

A adoção do modem X70 da Qualcomm para o 5G do iPhone 15 Pro pode ter permitido o aumento no desempenho do smartphone em redes móveis.

Montagem com iPhone 15 Pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

O mais avançado entre os modens de Qualcomm, o X70 está presente apenas nos modelos Pro da linha iPhone 15 — o 15 e o 15 Plus usam um chip diferente.

A Qualcomm diz que o X70 oferece “velocidades de dados, cobertura e latência inigualáveis”, e o chip ainda conta com um processador integrado de IA que supostamente aumenta a qualidade das conexões 5G.

Antes dos novos iPhones, o modem já tinha sido incorporado à linha Galaxy S23 da Samsung.

O bom desempenho conseguido com o processador pode também explicar a decisão recente da Apple de renovar o contrato de fornecimento dos componentes da Qualcomm para até 2026.

A Apple já estaria há alguns anos preparando um modem 5G próprio para seus smartphones, mas, sem desempenho comparável ao da Qualcomm, a empresa pode ter preferido manter por mais um tempo o acordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!