O uso de VPNs cresceu consideravalmente desde 2021 no Brasil. Essas ferramentas ajudam a manter o sigilo das informações na web e a estar protegido de golpes virtuais, por exemplo.

Segundo pesquisa da NordVPN, mais de 60 milhões de brasileiros utilizam algum serviço de VPN, o que representa quase um terço da população. Nos Estados Unidos, os líderes em uso, onde a tecnologia é popular há mais tempo, a proporção é a mesma.

Leia mais:

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos são os millennials (Geração Y) e os pós-boomers (Geração X) que conhecem e fazem uso das VPNs. Aliás, um dado interessante do estudo mostrou que a Geração Z, considerada a mais digitalmente ativa, liga menos para essa ferramenta nos EUA. Essa faixa etária opta, principalmente, por VPNs gratuitas.

publicidade

No Brasil, 46% dos usuários entrevistados afirmaram que usam VPN para proteger seus dispositivos e contas online. No entanto, mais brasileiros recorrem às opções gratuitas: 52,4%. Enquanto isso, 39% pagam por provedores de VPN e 12,2% usa serviços corporativos.

VPN é uma rede privada virtual, usada para acessar a web no anonimado. Imagem: Shutterstock
VPN é uma rede privada virtual, usada para acessar a web no anonimado. Imagem: Jirsak/Shutterstock

A pesquisa

O estudo foi realizado pela primeira vez em 2020 e engloba 18 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Mais de 150 mil pessoas já foram entrevistadas.

Segurança

Uma VPN criptografa sua conexão com a Internet, dificultando que terceiros vejam sua atividade online. Ela também oculta seu endereço IP, substituindo-o pelo endereço do servidor VPN e impedindo que outras pessoas identifiquem facilmente sua localização online. O uso de uma VPN auxilia a proteger sua identidade e oculta suas atividades online de golpistas e até mesmo de seu provedor de serviços de internet.

Uso de Wi-Fi público com mais segurança

Uma VPN cria um túnel seguro e criptografado entre seu dispositivo e o servidor, o que significa que é possível usar o Wi-Fi público de uma forma mais segura. Uma conexão pública raramente oferece as precauções de segurança necessárias, podendo expor dados a várias ameaças. No entanto, uma VPN protege sua conexão com a internet, limitando os riscos presentes em hotspots públicos.

Economizar dinheiro em reservas de férias

Uma VPN permite conexão a um servidor em outro país para encontrar melhores preços e ofertas. O processo pode demorar um pouco mais do que comprar sem uma VPN, mas você pode economizar uma graninha.

Acessar conteúdo com segurança enquanto viaja

As plataformas e sites utilizados em casa podem não estar disponíveis no exterior, limitando onde você pode ir e por quanto tempo. Conectar-se a uma VPN permite alterar seu endereço IP e localização virtual, fazendo parecer que está navegando no local desejado. Quando estiver no exterior, é possível se conectar ao servidor do país de origem e acessar o conteúdo que normalmente assistiria ou leria com segurança de qualquer lugar do mundo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!