Se você deseja ter mais segurança e privacidade durante o uso de internet e ainda não conta com uma solução VPN no celular, talvez seja o momento de reverter essa situação. As três letras são a sigla para Virtual Private Network, ou rede virtual particular. De maneira resumida, podemos dizer que uma conexão VPN cria um acesso seguro entre o usuário e a internet. Porém, valem dizer que ela tem outras funcionalidades além da privacidade na navegação.

Leia também:

publicidade

Considerando que parte significativa da população mundial tem um smartphone, é natural uma grande concentração de uso de internet por esse meio. E, também, é esperado que cada vez mais pessoas busquem formas de garantir a segurança. Segundo estimativas do Atlas VPN, apenas em 2020, usuários de 85 países fizeram mais de 227 milhões de downloads de algum tipo de ferramenta de VPN. Em 2022, foram 785 milhões.

Funcionalidades da VPN

Imagem ilustra o conceito de proteção de privacidade de dados com ícone de um escudo e um cadeado
O serviço de VPN Surfshark estima que, em 2022, pelo menos 1.2 utilizam VPN para navegar na internet. Imagem: NicoElNino/Shutterstock

Da mesma forma que ocorre em um computador, um serviço de VPN instalado no celular cria uma espécie de túnel virtual criptografado entre seu aparelho e um servidor. Dessa forma, o tráfego de dados circula de maneira criptografada até esse servidor, disfarçando seu endereço IP e também tornando a sua localização inacessível.

publicidade

Outra funcionalidade de uma VPN é poder acessar conteúdos que têm restrições regionais. Na maioria das ferramentas disponíveis, é possível “mudar” a sua localização e, por exemplo, do Brasil, navegar pelo catálogo de um serviço de streaming como se estivesse nos EUA.

Importante salientar que a conexão VPN não protege o dispositivo de eventuais problemas como vírus ou ataque hackers.

publicidade

Como usar VPN no celular

O uso de um serviço de VPN geralmente é bastante descomplicado, exigindo não muito mais que a instalação do aplicativo e sua ativação. Apesar de existirem algumas opções gratuitas, os melhores e mais eficientes serviços são pagos.

A seguir, mostramos com usar VPN no celular a partir do Speedtest, que além de oferecer o recurso de teste de velocidade da internet, passou a disponibilizar um serviço de VPN gratuito. O app, disponível para Android e iOS, disponibiliza até 2 GB gratuito de navegação criptografada por mês. Se a navegação exceder esse uso, a VPN é desabilitada. A versão paga não tem essa limitação e traz outras funcionalidades, como a escolha de um servidor em outro país.

publicidade

Utilizando a VPN do Speedtest

  1. Procure o aplicativo Speedtest por Ookla

    Na loja de sua preferência (Play Store ou App Store), procure pelo aplicativo e faça o download. Não é necessário nenhum pagamento.

  2. Ative o VPN

    A tela inicial do aplicativo traz o teste de velocidade. No canto direito do menu é possível ver o ícone de um cadeado, para acessar o serviço de VPN. Clique no local. Já na área da VPN, basta ativar o botão em destaque na tela. Ao ativar a VPN pela primeira vez, será exibida uma solicitação de conexão. Aceite escolhendo a opção “OK”.Telas iniciais do Speedtest

  3. Navegue com privacidade

    Após ativar a VPN, o aplicativo exibe a quantidade de dados utilizados com o serviço em uso. A partir daí, já é possível navegar na internet com privacidade.VPN ativada no Speedtest

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!