Com a proposta de reunir trabalhos e pesquisas acadêmicas de diferentes instituições em um só lugar, o Google Scholar, ou Google Acadêmico em português, é um mecanismo de busca que engloba teses, artigos, livros, e todos os tipos de textos acadêmicos que estudantes e autores podem compartilhar gratuitamente. Se você é autor de trabalhos publicados, você pode criar um perfil na ferramenta e ter em mãos fácil acesso a todos os seus textos e citações.

Leia também:

publicidade

Para criar seu perfil de autor no Google Acadêmico basta seguir o passo a passo que o Olhar Digital preparou pra você. Confira:

Como criar página de autor no Google Acadêmico

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Abra o site do Google Acadêmico

    Abra o site do Google Acadêmico e clique em “Meu Perfil” no canto superior esquerdo da tela. É importante estar logado em um e-mail do GoogleGoogle Acadêmico Perfil de autor

  2. Preencha o primeiro campo com seu nome

    Preencha com o seu nome conforme está escrito em seus artigosGoogle Acadêmico perfil de autor

  3. Em seguida, preencha a Afiliação

    A Afiliação trata-se do seu cargo e sua instituição de ensino, por exemplo “Jornalista, FIAM-FAAMGoogle Acadêmico perfil de autor

  4. Preencha com um e-mail institucional

    Só preencha esse campo se tiver um e-mail institucional, por exemplo [email protected]. Caso não tenha um, deixe o campo em brancoGoogle Acadêmico perfil de autor

  5. Digite suas áreas de interesse

    Digite as áreas que englobam seus trabalhos acadêmicosGoogle Acadêmico Perfil de Autor

  6. Digite seu site

    Digite o link de um site seu. Se não tiver ou não quiser basta deixar o campo em branco, pois não é obrigatório

  7. Clique em “Próxima”

    Ao preencher os campos, clique no botão azul escrito “Próxima” na parte inferior da página

  8. Selecione os seus trabalhos

    Vão aparecer diversos textos com o seu nome ou parecido. Selecione apenas os que são realmente seus, usando a pequena caixa do lado esquerdo conforme mostra a imagem.

  9. Clique na seta azul localizada no campo superior direito da tela

  10. Escolha as ações que deseja tomar

    Nessa tela, o Google Acadêmico vai lhe perguntar algumas preferências como se deseja aplicar atualizações de forma automática ou se deseja confirmar por e-mail. Selecione conforme deseja e clique em “Concluído” ao fim da tela.

  11. Pronto

    Seu perfil como autor no Google Acadêmico foi criada, agora você pode ver todos os seus artigos e citações em um só lugar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!