O Google Acadêmico é um motor digital de busca, utilizado para encontrar arquivos voltados para o campo da educação. De formal geral, costuma ser utilizado por estudantes de graduação e pós-graduação, visto que é bastante útil para encontrar artigos científicos, monografias e demais textos publicados pela comunidade acadêmica. Além disso, serve para adicionar referências e construir uma bibliografia para o seu texto. A seguir, confira cinco dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente.

Leia mais:

publicidade

1. Filtre a busca por instituições de ensino

1 - dicas para o google acadêmico
Reprodução: Wagner Edwards/ Olhar Digital

É possível encontrar artigos acadêmicos –– dentre outros formatos de textos –– publicados por instituições específicas de ensino. Por exemplo, se você é aluno da UFRN e busca por monografias publicadas por alunos desta universidade, basta inserir as palavras-chaves no motor de busca para encontrar os resultados desejados. Uma sugestão de pesquisa seria: “site: ufrn.br monografia”.

2. Crie alertas para futuras publicações

2 - dicas para o google acadêmico
Reprodução: Wagner Edwards/ Olhar Digital

Essa dica serve para quem sondou vários sites e arquivos e mesmo assim não encontrou o que procurava. Dentro do buscador do Google Acadêmico, é possível criar um alerta digital: o software salva o seu e-mail, o assunto procurado na barra de busca e vai enviar ao seu correio eletrônico todas as atualizações de artigos sobre o tópico que você procura. Para isso, basta clicar no ícone de envelope no lado esquerdo inferior e inserir as informações necessárias.

publicidade

3. Descomplique as referências bibliográficas

3 - dicas para o google acadêmico
Reprodução: Wagner Edwards/ Olhar Digital

Todo estudante precisa referenciar as informações que disponibiliza no artigo que escreve, pois os dados precisam vir de algum lugar. Geralmente, a estruturação de uma referência bibliográfica pode ser complicada para quem tem dificuldade com as normas da ABNT, contudo, se você encontrou o artigo que deseja citar pelo Google Acadêmico, saiba que é possível facilitar este trabalho. Basta clicar no botão “Citar” para obter uma referência já formatada no padrão ABNT.

4. Utilize palavras-chaves na barra de busca

4 - dicas para o google acadêmico
Reprodução: Wagner Edwards/ Olhar Digital

O sucesso para encontrar as informações e arquivos que deseja é a utilização de palavras-chaves no motor de busca. Isso porque ao utilizá-las, você ajuda o buscador a filtrar todos os resultados de pesquisa e sugerir links que possuam mais afinidade com o que você procurava. Por exemplo, ao invés de pesquisar por “tcc revista digital”, seria interessante adicionar mais detalhes, como “tcc de jornalismo: revista digital”.

publicidade

5. Especifique a data da publicação dos arquivos

5 - dicas para o google acadêmico
Reprodução: Wagner Edwards/ Olhar Digital

Essa dica pode auxiliar o usuário a encontrar um texto específico, publicado em uma data determinada, embora não consiga lembrar o autor ou o nome exato do artigo. Para isso, basta clicar no botão “Período específico” no lado esquerdo e digitar as datas limites para que o motor de busca realize a pesquisa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!