O líder do Windows e diretor de produtos Surface, Panos Panay, confirmou nesta segunda-feira (18) que está deixando a Microsoft após quase 20 anos. A saída não era esperada. Em agosto, o executivo mencionou que estava animado para o próximo evento especial da Microsoft marcado para esta quinta-feira, 21 de setembro.

Ao The Verge, um porta-voz da Microsoft confirmou que Panay não aparecerá no evento. Em uma postagem no X (antigo Twitter), Panay confirmou a saída e disse que “decidiu virar a página e escrever o próximo capítulo”:

“Após 19 anos incríveis na Microsoft, decidi virar a página e escrever o próximo capítulo. Serei eternamente grato por meu tempo na Microsoft e pelas pessoas incríveis com quem tive a honra de criar produtos”, diz a postagem.

Leia mais:

Ex-chefe do Windows pode ir para a Amazon

Panos Panay está de mudança para a Amazon e ocupará outro cargo importante, supervisionando produtos de hardware lançados pela varejista. As informações são de fontes ouvidas pelo Bloomberg.

publicidade

Se os rumores se confirmarem, Panay substituirá Dave Limp, chefe de hardware da Amazon e administrará a divisão de alto-falantes Alexa e Echo. Coincidentemente, Limp anunciou em agosto que planeja sair da Amazon nos próximos meses após 13 anos, deixando o cargo vago. 

Panay ainda permanecerá na Microsoft por mais algumas semanas como parte de um processo de transição antes de ingressar de vez na Amazon, diz a publicação.

Quem assume o cargo na Microsoft

O vice-presidente corporativo de pesquisa e dispositivos da Microsoft, Yusuf Mehdi, assumirá o lugar de Panay como chefe de negócios do Windows e Surface, confirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado.

A mudança ocorre em um momento agitado. A empresa se concentra na adição de recursos de IA ao Windows 11 — enquanto o suposto o Windows 12 deve chegar em 2024. O evento de setembro deve revelar novos dispositivos da linha Surface e também mais detalhes sobre uso de inteligência artifical (IA).

Nadella também comentou a saída de Panay: “Obrigado, Panos, pelo seu impacto em nossos produtos, cultura, empresa e indústria nas últimas duas décadas”.

Panos Panay

  • Panay ingressou na Microsoft em 2004 como gerente de programas de grupo. 
  • Com o passar dos anos, se tornou um dos principais rostos da Microsoft, supervisionando a linha Surface e outros produtos importantes.
  • Panay se tornou diretor de produtos da empresa em 2018, liderando o desenvolvimento do Windows 11. 
  • Em 2021, foi promovido a vice-presidente executivo como parte da equipe de liderança que assessora diretamente o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!