A BMW lançou em fevereiro deste ano uma frota de veículos movidos a hidrogênio, como mais uma tentativa de entrar no setor de frotas livres de emissões. O modelo em questão foi o BMW iX5 Hydrogen. Depois de ser submetido a testes no frio intenso da Suécia, o carro, agora, foi testado em condições extremas no clima oposto: em um deserto dos Emirados Árabes Unidos.

Leia mais:

Veículo a hidrogênio no deserto

Nos Emirados Árabes Unidos, o sistema de propulsão a hidrogênio do BWM iX5 enfrentou temperaturas de quase 45°C. Além disso, o carro passou por muita areia e poeira, além de variações significativas de umidade.

O teste é feito para avaliar a funcionalidade dos sistemas elétricos sob condições extremas, como o fornecimento de potência de refrigeração para permitir o desempenho total do veículo – seja na neve da Suécia ou no deserto.

publicidade

A montadora revelou que o BWM iX5 Hydrogen teve “um desempenho impressionante”, garantindo a “dinâmica de condução pela qual a BMW é reconhecida”.

Segundo BMW, desempenho do carro foi impressionante (Foto: BMW/Divulgação)

BWM iX5 Hydrogen

O carro faz parte de uma frota piloto de veículos movidos a hidrogênio, que já está em uso na Europa, Japão, Coreia, China, Estados Unidos e Oriente Médio.

Menos de 100 modelos foram montados em uma instalação em Munique, na Alemanha, e fazem parte de uma demonstração teste para grupos-alvo específicos.

O CEO da BMW, Oliver Zipse, já havia se pronunciado descrevendo o hidrogênio como “a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões”.

(Foto: BMW/Divulgação)

Especificações do BMW iX5 Hydrogen

  • O modelo usa células de combustível fornecidas pela Toyota e, no total, armazena cerca de seis quilos de hidrogênio em dois tanques de plástico reforçados com fibra de carbono. O tempo de abastecimento é de três a quatro minutos.
  • Esse armazenamento fornece uma autonomia de 504 km.
  • Segundo a empresa, o veículo combina capacidade de longa distância e paradas curtas para realizar o abastecimento e garantir uma condução sem emissões.
  • O BMW iX5 Hydrogen tem potência de 170 cavalos e velocidade máxima de 180 km/h.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!