A Prefeitura de Salvador (BA) abraçou a transição energética na frota dos ônibus e, na segunda-feira (18), inaugurou o maior terminal de eletrocarga público do Brasil. A instalação pode carregar até 20 ônibus elétricos simultaneamente e fica localizada ao lado de uma das estações mais estratégicas do BRT, evitando a necessidade dos veículos se deslocarem até as garagens, muitas vezes distantes.

Assim, também será possível intercalar as recargas com períodos de pico no transporte e garantir mobilidade mais limpa e livre de emissões na cidade.

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Terminal de recarga em Salvador

  • A inauguração foi feita pelo prefeito da cidade, Bruno Reis, e pelo secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller;
  • A instalação fica localizada ao lado da Estação Rodoviária do BRT, evitando deslocamentos desnecessários somente para a recarga, e tem dez estações, cada uma com capacidade para abastecer dois ônibus elétricos. Ao longo do dia, serão 40 veículos recarregados;
  • Os pontos podem chegar à potência de 160 kW/h e concluem o abastecimento completo de um único veículo em até duas horas;
  • O terminal funcionará no que a prefeitura chama de “cargas de oportunidade”: os ônibus podem aproveitar momentos de menor operação, como o período entre a manhã e a tarde, para se recarregarem e estarem com 100% de suas baterias em horários de pico, como no final da tarde;
  • A obra custou R$ 4 milhões ao município.
Terminal vai abastecer 40 ônibus por dia (Imagem: Reprodução/Betto Jr./Secom PMS)

Importância dos ônibus elétricos

Em comunicado da Prefeitura de Salvador, o prefeito reforçou a importância da transição energética, inclusive nas frotas de ônibus no País, e que é necessário inovação e tecnologia para manter esses serviços. Ele ainda mencionou o aumento dos preços dos combustíveis como motivação para a transição.

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Segundo Reis, o projeto de eletrificação da frota de ônibus em Salvador garante a continuidade dessa modalidade de transporte porque tira um dos maiores custos do serviço: o preço do diesel.

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Um dos pontos de recarga do BRT (Imagem; Reprodução/Betto Jr./Secom PMS)

Transição energética no Brasil

O secretário de Mobilidade do município também falou da necessidade do poder público investir em prol da transição energética.

Ele lembrou que, na América Latina, há cidades mais avançadas nesse plano, como Bogotá, na Colômbia, que conta com frota de 1,5 mil ônibus elétricos. O Brasil possui 90, com São Paulo tendo 50 unidades.

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Acho que, se o poder público não entrar de fato para ajudar nessa transição, que é o que estamos fazendo aqui, com 100% de recursos próprios, não conseguiremos chegar à eletromobilidade de forma consistente.

Fabrizzio Muller, secretário de Mobilidade de Salvador (BA)

Imagem: Reprodução/Betto Jr./Secom PMS

Próximos planos para ônibus elétricos em Salvador

  • Muller ainda afirmou que a Prefeitura de Salvador planeja expandir a frota do BRT em 30%, ficando com algo em torno de 50 ônibus;
  • Além disso, o município já estaria estudando a construção de um segundo terminal de eletrocarga, na Estação da Lapa, outro ponto estratégico;
  • Para o secretário, o que a Prefeitura está fazendo é investir na infraestrutura para ampliar a iniciativa dos ônibus elétricos. Ele espera que, assim, a iniciativa privada se envolva.

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