O mundo inteiro está curioso para saber onde Elon Musk vai instalar a próxima fábrica da Tesla e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, não perdeu tempo. No último domingo (17), os dois se reuniram para reunião em Nova York (EUA) e a diretoria de comunicações do país confirmou, nesta segunda-feira (18), que Erdogan pediu ao bilionário que construísse uma fábrica por lá.

Tesla na Turquia

De acordo com a agência de notícias estatal turca Anadolu, Elon Musk, CEO da Tesla, e Tayyip Erdogan se reuniram na Turkish House, arranha-céu perto das Nações Unidas, em Nova York. O presidente turco está no país para comparecer à 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Leia mais:

Na reunião, Erdogan teria pedido a Musk que construísse uma fábrica da Tesla na Turquia.

publicidade

O CEO respondeu que muitos fornecedores do país já trabalham com a montadora e que, com certeza, a Turquia está entre os candidatos mais importantes para a próxima fábrica.

Elon Musk
(Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Contexto

  • Atualmente, a Tesla tem seis fábricas e está construindo uma sétima no norte do México;
  • Isso faz parte da estratégia de ampliar a presença global da montadora e os países estão curiosos para saber onde será a próxima instalação;
  • Além disso, Musk já havia dito em maio que a Tesla escolheria o local até o final deste ano. A empresa também já havia demonstrado interesse em construir fábrica na Índia para produzir veículos elétricos de baixo custo;
  • A expansão vem em momento em que os carros elétricos se popularizam mundialmente e a Tesla não parece querer ficar para trás e focar apenas nos Estados Unidos.

tesla
Linha de montagem da gigafábrica alemã da Tesla (Imagem: gofra/Shutterstock)

Mais temas da reunião

Segundo a Reuters, além de pedir para que Musk escolhesse a Turquia como lar da próxima fábrica da Tesla, Erdogan também disse que o país estava aberto à cooperação em inteligência artificial (IA) e com a Starlink, a empresa de satélites da SpaceX.

Ainda, o presidente convidou o CEO da Tesla para participar do Teknofest, festival aeroespacial e de tecnologia turco, que acontece em Izmir, no final deste mês. Musk respondeu que compareceria com prazer.

De acordo com vídeos divulgados na internet, conversas informais e um tanto incômodas também aconteceram: o bilionário levou um de seus filhos ao encontro e foi questionado pelo presidente onde estaria sua esposa. Ele respondeu que eles estavam separados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!