O Festival do Rio anunciou os primeiros filmes internacionais que farão parte da edição de 2023, nas categorias “Panorama do Cinema Mundial”, “Expectativa”, “Première Latina” e “Midnight Movies”. A programação completa deverá ser revelada até o final de setembro.

O Festival acontecerá mais uma vez de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro. Como parte de sua programação, a Première Brasil apresentará os filmes brasileiros em mostras competitivas e não competitivas. As clássicas mostras internacionais como Panorama do Cinema Mundial, Midnight Movies, Itinerários Únicos e outras também estão em processo de seleção. 

Festival do Rio

O festival costuma exibir obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto e Veneza, por exemplo. Nessa edição, os primeiros destaques internacionais são:

  • “Pobres Criaturas”, dirigido por Yorgos Lanthimos e estrelado por Emma Stone e Willem Dafoe – vencedor o Leão de Ouro no último Festival de Veneza;
  • “May December”, dirigido por Todd Haynes e com Natalie Portman e Juliane Moore no elenco;
  • “Reality”, de Tina Satter e com atuação de Sydney Sweeney;
  •  “Vidas Passadas”, com direção de Celine Song e participação de Greta Lee;
  •  “Cidade Rabat”, de Susana Nobre.

Leia mais:

Complementando a programação, os renomados diretores brasileiros Heitor Dhalia e Karim Aïnouz exibirão os títulos: “Invisíveis”, com Emeraude Toubia, Robin Lord Taylor e Andréa Beltrão; e “Firebrand”, estrelado por Jude Law e Alicia Vikander.

publicidade

O Festival

Fundado em 1999, o Festival do Rio nasceu de uma junção entre a Mostra Banco Internacional e o Rio Cine Festival. Com mais de duas décadas de existência, o festival se tornou um dos maiores da América Latina, exibindo mais de sete mil produções, 

A 25ª edição do Festival do Rio acontece entre 5 a 15 de outubro de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!