Ao longo da história do cinema, diversos filmes têm explorado o conceito do fim do mundo. Essas produções apresentam narrativas apocalípticas e visões sombrias do futuro da humanidade, proporcionando reflexões sobre o destino da sociedade e os desafios enfrentados em tempos de crise. 

A seguir, listamos 10 filmes que exploram essa temática que simultaneamente aterroriza e desperta a curiosidade mórbida nos espectadores, que se sentem atraídos por vislumbrar o desfecho derradeiro.

Não Olhe Para Cima

Imagem do filme “Não Olhe Para Cima” (“Don’t Look Up”, 2021) / Credito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Com um elenco repleto de estrelas (Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep, Timothée Chalamet, Jonah Hill, Cate Blanchett, Mark Rylance), “Não Olhe Para Cima” é uma sátira que aborda a ameaça iminente do fim do mundo. 

A trama gira em torno de dois astrônomos que descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra. Eles tentam alertar o mundo sobre a catástrofe que se aproxima, mas são confrontados com a indiferença e negação da sociedade e dos líderes políticos.

publicidade

Leia mais:

É o Fim

Imagem do filme “É o Fim” (“This Is the End”, 2013) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

A comédia “É o Fim” apresenta uma premissa na qual várias celebridades interpretam versões fictícias de si mesmas, enquanto enfrentam o fim do mundo durante uma festa em Los Angeles. 

O grupo de celebridades, incluindo James Franco, Jonah Hill, Seth Rogen, encontra-se preso em uma casa diante dessa derradeira situação.

Presságio

Imagem do filme “Presságio” (“Knowing”, 2009) / Credito: Summit Entertainment (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.

Em “Presságio”, um professor de astrofísica (interpretado por Nicolas Cage) descobre uma mensagem codificada em uma cápsula do tempo dos anos 50, desenterrada da escola de seu filho, que revela uma sequência de números representando datas e vítimas de desastres passados e futuros. 

Determinado a evitar tragédias iminentes, ele embarca em uma corrida contra o tempo para decifrar os números e impedir um evento catastrófico.

2012

Imagem do filme “2012” (2009) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

O diretor Roland Emmerich é conhecido por ser um especialista em filmes de catástrofe e de fim do mundo. “2012” é o seu filme definitivo do gênero. A obra retrata um cenário apocalíptico inspirado nas teorias da conspiração que sugeriam que o mundo iria acabar em 21 de dezembro de 2012, devido a um alinhamento planetário que desencadearia eventos cataclísmicos.

Na trama, em frente a desastres naturais devastadores como terremotos e tsunamis, um escritor fracassado luta contra o tempo para salvar sua família e encontrar um lugar nas arcas construídas pelo governo para sobreviver ao fim do mundo.

Fim dos Tempos

Imagem do filme “Fim dos Tempos” (“The Happening”, 2008) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Injustiçado e incompreendido, “Fim dos Tempos” é um filme de terror B apocalíptico com uma direção elegante de M. Night Shyamalan.

No plot, uma série de mortes ocorre repentinamente nas grandes cidades dos Estados Unidos. As pessoas são afetadas por uma força desconhecida que as torna extremamente violentas e as leva a cometer suicídio. Não há uma explicação clara para essa situação, e o governo e os especialistas estão lutando para entender e conter essa ameaça.

Melancolia

Imagem do filme “Melancolia” (“Melancholia”, 2011) / Credito: Les Films du losange (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Mubi.

Do controverso diretor Lars von Trier, “Melancolia” é um filme arthouse que utiliza a temática apocalíptica como metáfora para questões sobre a existência, a natureza humana e problemas psicológicos. O longa questiona a busca por significado em um mundo supostamente destinado à destruição.

Estrelado por Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, o filme explora as experiências emocionais de duas irmãs enquanto se preparam para a chegada de um planeta, nomeado Melancolia, que está em rota de colisão com a Terra.

Guerra dos Mundos

Imagem do filme “Guerra dos Mundos” (“War of the Worlds”, 2005) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar nas plataformas Google Play Filmes e TV, Apple TV, Microsoft Store e Amazon Prime Video.

“Guerra dos Mundos” trata sobre uma invasão alienígena que coloca a humanidade à beira da extinção, criando uma atmosfera apocalíptica. 

Dirigido por Steven Spielberg, o filme é uma adaptação do romance homônimo de H.G. Wells e é estrelado por Tom Cruise, Dakota Fanning e Tim Robbins.

A trama mostra a luta de um homem e seus filhos para sobreviverem enquanto testemunham a destruição generalizada causada pelos alienígenas. 

A Noite dos Mortos-Vivos

Imagem do filme “A Noite dos Mortos-Vivos” (“Night of the Living Dead”, 1968) / Credito: Continental Distributing (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Libreflix e NetMovies. Disponível para assinantes do Looke, Belas Artes a La Carte e Telecine.

Pré-apocalíptico, “A Noite dos Mortos-Vivos” mostra o início de um surto de zumbis que ameaça a humanidade. O filme retrata um mundo em que os mortos estão voltando à vida sedentos por carne humana, e um grupo de sobreviventes luta para se proteger e encontrar uma maneira de escapar dessa ameaça.

Clássico dirigido por George A. Romero, esse filmaço é uma das obras de horror mais influentes da história, estabelecendo muitos dos tropos que ainda são utilizados em produções com zumbis até hoje. Além disso, o longa explora temas sociais e políticos de forma direta e com maestria.

O Príncipe das Sombras

Imagem do filme “O Príncipe das Sombras” (“Prince of Darkness”, 1987) / Credito: Universal Pictures (divulgação)

Dirigido por John Carpenter, a obra prima “O Príncipe das Sombras” é um thriller de terror que retrata a ameaça iminente do apocalipse. A obra explora temas como religião, ciência e espiritualidade, com uma atmosfera densa e aterrorizante.

A trama segue um grupo de cientistas e estudantes que investigam um misterioso cilindro de vidro encontrado em uma igreja abandonada. Conforme a pesquisa avança, eles descobrem que essa substância é uma entidade satânica que pode trazer o fim do mundo.

O filme é parte da sensacional “Trilogia do Apocalipse” de Carpenter, juntamente com “O Enigma de Outro Mundo” (1982) e “À Beira da Loucura” (1994).

Sinais

Imagem do filme “Sinais” (“Signs”, 2002) / Credito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Obra prima de M. Night Shyamalan, “Sinais” acompanha a história de uma família que vive em uma fazenda e testemunha estranhos eventos ​​que podem indicar uma invasão alienígena. 

Embora a escala do apocalipse não seja tão ampla quanto em alguns filmes de fim do mundo, o enredo do longa explora a ameaça de um evento que pode ter consequências globais. 

Estrelado por Mel Gibson e Joaquin Phoenix, “Sinais” aborda temas como fé, destino, redenção e predestinação. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!