O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (20) que oferecerá opções de pagamentos de serviços rivais dentro de seu aplicativo na Índia. Segundo o mensageiro, a aposta vem para aumentar as ofertas comerciais no país, que é seu maior mercado. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Novas opções no aplicativo para cartões de crédito e débito também serão oferecidas; 
  • A função redirecionará o usuário para fora do aplicativo, jogando-o para o meio de pagamento rival que preferir; 
  • Entre as opções estarão Google Pay, Paytm e PhonePe do Walmart; 
  • O WhatsApp tem mais de 500 milhões de usuários na Índia, mas apenas 100 milhões de pessoas tem acesso ao WhatsApp Pay — isso porque reguladores do país limitaram a expansão do serviço. 

Leia mais! 

À Reuters, um porta-voz da big tech explicou que, embora os usuários do WhatsApp Pay sejam limitados na Índia, não existe limite para o número de usuários autorizados a fazer transações com empresas no WhatsApp usando outros métodos.

publicidade

Futuramente, o plano é disponibilizar as ferramentas para qualquer empresa na Índia que utilize a plataforma de negócios do app. 

Vale lembrar que a chegada de apps rivais no WhatsApp não é uma novidade, visto que a empresa já vinha dando sinais sobre a possibilidade de ser um serviço interoperável — recentemente, uma atualização beta no Android também reforçou os planos da Meta de tornar o mensageiro compatível entre diferentes plataformas.

publicidade

As adições também seguem o plano do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de que as mensagens comerciais se tornariam o “próximo grande pilar” do crescimento das vendas da empresa. 

Índia, país referência global em pagamentos 

publicidade

Dados apontam que mais de 300 milhões de pessoas movimentam cerca de US$ 180 bilhões por meio do Unified Payment Interface (UPI), plataforma de pagamentos instantâneo da Índia que revolucionou o mercado e colocou o país em uma posição de referência global em pagamentos. 

Neste cenário, a chegada das novas opções de transação servirá então como uma isca para atrair empresas a pagar à Meta pelo acesso aos usuários do WhatsApp.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!