A China desenvolveu uma das maiores e mais avançadas redes de 5G do mundo. Além disso, utilizou a tecnologia em 60 categorias econômicas nacionais, incluindo as indústrias médica e de saúde. Agora, um estudo publicado na revista Global Transitions aponta que o 5G desempenhou um papel positivo na autoavaliação da saúde de idosos no país.

Leia mais

Saúde dos idosos foi beneficiada pela tecnologia

  • Os pesquisadores usaram os dados do China Family Panel Studies (CFPS), de 2018, e as atualizações de 2020.
  • Eles concluíram que o desenvolvimento do 5G aumentou significativamente a autoavaliação da saúde de idosos.
  • Após a chegada da nova tecnologia, a probabilidade de autoavaliação de boa saúde aumentou 31% no país.
  • Além dos idosos, mulheres e habitantes de áreas urbanas relataram benefícios.
  • Também houve aumento dos resultados em idosos com 75 anos ou mais, de homens e de moradores de áreas rurais, mas esse crescimento não foi estatisticamente significativo, segundo a pesquisa.
  • As informações são da Medical Xpress.
5G permitiu maior acesso dos idosos a informações de saúde (Imagem: Kom_Pornnarong/Shutterstock)

Quais os benefícios gerados pelo 5G?

Esse é o primeiro estudo a fornecer evidências sobre o impacto do desenvolvimento do 5G na saúde de idosos. De acordo com os pesquisadores, a introdução da política relacionada a tecnologia proporciona microoportunidades e um macroambiente para os idosos promoverem o seu estado de saúde.

No nível micro, o 5G permite que mais idosos usem dispositivos inteligentes e acessem a internet, facilitando o acesso a informações de saúde e promovendo a participação social. No nível macro, a aplicação relacionada ao 5G na indústria médica e de saúde contribui para atender às necessidades médicas e de saúde dos idosos.

publicidade

No entanto, considerando a heterogeneidade, alguns idosos estão na exclusão econômica, de saúde e digital ao mesmo tempo, e a distância entre eles e os idosos que ocupam a vantagem dos recursos digitais está aumentando gradualmente com a tendência de desenvolvimento da tecnologia. Medidas específicas devem ser adotadas para evitar o agravamento da desigualdade e melhorar a saúde de todos os idosos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!