A JAC Motors não aceitou ficar para trás da GWM e da BYD, chinesas que estão em alta no país. Para competir com o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, a montadora lançou na China o SUV QX, o seu primeiro modelo híbrido plug-in. No Brasil, o modelo ainda não tem previsão para chegar.
Leia mais:
- Efeito BYD: JAC reduz preço de todos os modelos elétricos no Brasil
- Veja como será a futura fábrica de carros elétricos da BYD em Camaçari
- Hatch, Sedan e SUV: entenda as classificações de modelos de carros
JAC QX
- O modelo foi apresentado no Salão de Chengdu há menos de um mês e já chegou à China, em três versões. Ele é semelhante a outro carro da montadora, o JAC Sehol QX, da mesma linha.
- O porte e o visual moderno é parecido com o dos rivais diretos, o Haval H6 (da GWM) e o Song Plus DM-i (da BYD). No entanto, nas dimensões, é um pouco menor: 4,60 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,70 metro de altura e 2,72 metros de entre-eixos.
- Na parte da motorização, o carro tem um motor 1.5 a gasolina e 110 cavalos de potência. Quando associado à propulsão elétrica, pode alcançar 203 cavalos. Curiosamente, a unidade é produzida pela BYD.
- A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e o JAC QX tem velocidade máxima de 160 km/h.
- A bateria é feita de lítio e tem 21,68 kWh de capacidade, o que dá uma autonomia de 120 km no modo elétrico.

Interior do SUV híbrido
Já no interior, o JAC QX tem uma tela de 24,6 polegadas, com um quadro de instrumentos digital e uma central multimídia.
No entanto, o sistema não é compatível com players que estamos acostumados, como o Android Auto e o Apple CarPlay. Ele funciona com o sistema HiCar, da Huawei.
Além disso, o modelo tem frenagem automática, controle de cruzeiro, aviso sonoro de saída de faixa e assistência na manutenção de faixa.
Preço do JAC QX
É na hora de avaliar os preços que as três versões do JAC QX na China mostram a diferença. A mais simples começa em 129,900 yuans (algo em torno de R$ 87 mil), enquanto a mais cara pode passar de 149,900 yuans (algo em torno de R$ 101 mil).

E no Brasil?
No Brasil, a JAC Motors deixou de vender carros a combustão e vai focar somente nos eletrificados. No entanto, o JAC QX ainda não tem data para estrear por aqui.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!