A Meta anunciou esta semana que vai atualizar a identidade visual do Facebook. A primeira fase do pacote de mudanças no visual da rede social inclui um logo atualizado com ajustes sutis.

Novo logo do Facebook

  • A diferença é quase imperceptível. A principal é o azul, que ficou mais escuro.
  • A letra ‘f’ minúscula também sofreu ajustes sutis.
  • A empresa explicou as mudanças em detalhes em uma postagem publicada no blog da rede social.
Novo logo do Facebook comparado com o antigo.
Novo logo do Facebook à direita comparado com o antigo à esquerda. Imagem: Divulgação/Meta

Leia mais:

publicidade

Nossa intenção era criar um design atualizado do logotipo do Facebook que fosse mais ousado, elétrico e duradouro. Cada um dos novos refinamentos proporciona maior harmonia em todo o design do aplicativo. Fizemos isso incorporando uma expressão mais confiante da cor azul central do Facebook, criada para ser mais acessível visualmente em nosso aplicativo e fornecer um contraste mais forte para que o “f” se destaque

Meta

A postagem da Meta inclui uma animação que mostra a evolução do logo do Facebook:

Evolução do logo do Facebook.
Imagem: Divulgação/Meta

No fim, faz sentido que o Meta esteja apenas ajustando o logotipo do Facebook em vez de redesenhá-lo totalmente.  Segundo a empresa, a plataforma contabiliza 2 bilhões de usuários ativos diários, o que significa que qualquer mudança radical — no que já é uma das marcas mais reconhecidas do mundo —, será vista por muitos e pode gerar uma reação nem sempre positiva.

publicidade

A marca ‘Facebook’ também foi atualizada usando uma fonte personalizada chamada ‘Facebook Sans’, diz o comunicado. “Redesenhamos a marca e o logotipo para criar um tratamento consistente e melhorar a legibilidade geral no Facebook”.

Imagem: Divulgação/Meta

Novas reações

Há também uma nova paleta de cores com mais azul e mudanças na aparência das reações. “Ajustamos as cores para atender às orientações de acessibilidade para que nossa iconografia seja legível em qualquer tamanho e fácil para as pessoas interagirem”.

publicidade
Novas reações no Facebook.
Imagem: Divulgação/Meta

Por fim, a Meta confirmou que tem mais mudanças planejadas para a aparência do Facebook. A empresa descreveu as atualizações apresentadas esta semana como “a primeira de um sistema de identidade atualizado” para o aplicativo, portanto, mais novidades devem ser anunciadas em breve.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!