(Imagem: Grand Warszawski/Shutterstock)
A FTC, órgão de regulação comercial dos EUA, acrescentou detalhes, nesta semana, para respaldar suas alegações de que a Amazon induziu assinaturas do Prime e dificultou o cancelamento. Agora, o órgão apontou executivos da empresa que estariam “confortáveis” com essa espécie de inscrição secreta dos usuários, conforme publicado pelo Wall Street Journal.
Os executivos incluem dois dos líderes mais graduados da Amazon: Neil Lindsay, o vice-presidente sênior que supervisionava o Prime; e Russell Grandinetti, vice-presidente sênior de consumidores internacionais da Amazon. A FTC também nomeou Jamil Ghani, um vice-presidente da Amazon que supervisionava o programa de assinatura Prime.
Leia mais:
Segundo o órgão, os três “desempenharam um papel fundamental” no esquema. Esses novos detalhes apresentados pela FTC também trazem mensagens internas.
A ação judicial original, apresentada em junho, alegava que a Amazon havia enganado milhões de pessoas, inscrevendo-as inadvertidamente no Prime por meio de botões apresentados durante o checkout. A empresa alegou, na época, que as acusações do órgão eram falsas.
A reclamação alterada acusa a Amazon de usar táticas enganosas para criar um processo de inscrição no Prime que fosse fácil para os clientes acionarem acidentalmente.
Segundo a FTC, funcionários da Amazon começaram a expressar preocupações à liderança da empresa sobre essas estratégias em 2016, mas esses executivos não tomaram medidas.
Por exemplo: designers da Amazon questionaram Lindsay sobre o uso de “dark patterns” pela empresa – elementos da interface do usuário da Amazon que supostamente visam enganar os clientes para que assinem o Prime.
Segundo a ação judicial, Lindsay disse que a Amazon estava “confortável” com o uso deles. Sua explicação foi que “uma vez que os consumidores se tornam membros do Prime – mesmo sem saber – eles verão o quão bom é o programa e permanecerão como membros”.
A reclamação alterada também inclui novas mensagens internas e e-mails indicando que a Amazon e seus líderes estavam cientes do esquema. Um boletim interno da empresa diz: “A questão das inscrições acidentais no Prime é bem documentada”, enquanto admite que os clientes do Prime “se inscrevem acidentalmente e/ou não veem os termos de renovação automática”.
Uma vez inscritos, argumenta a FTC, a Amazon também criou um processo de cancelamento intencionalmente complicado. O processo foi apelidado de “Ilíada”, em referência ao antigo poema épico de Homero.
A reclamação também acrescenta que Lindsay já circulou internamente a ideia de tornar o processo de cancelamento do Prime tão fácil quanto o processo de inscrição no Prime, mas declarou que acha a ideia “assustadora”.
“A decisão da FTC de adicionar três líderes da Amazon ao seu processo civil contra a empresa é injustificada face aos factos e à lei”, disse um porta-voz da Amazon ao WSJ.
O porta-voz acrescentou:
Afirmar que os seus esforços foram feitos de qualquer forma que não a máxima boa-fé é infundado e representa um afastamento radical dos próprios padrões da FTC para tais afirmações.
O Olhar Digital pediu um posicionamento sobre o assunto para a Amazon do Brasil e vai incluí-lo, caso chegue.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de setembro de 2023 17:58