Lembra do Fusca? O modelo da Volkswagen marcou gerações por onde passou. O sucesso foi tão estrondoso que a “Baratinha” da montadora alemã foi o carro mais vendidos do Brasil por 24 anos seguidos desde 1957.

Nos anos 1980, o cenário começou a mudar. O Fusca já ensaiava sua primeira despedida em 1985, apesar de ainda ser o carro novo mais barato do país. Na época, o modelo mais atual custava cerca de R$ 4.400 (valor convertido em reais).

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Será que ficou mais barato comprar o mesmo fusca hoje ou o bom negócio ficou na década de 80? É o que respondemos abaixo.

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Comprar um Fusca 1985 hoje é mais barato?

  • A reposta é: depende. Pela tabela FIPE atualizada em setembro de 2023, um Volkswagen Fusca 1600 ano 1985 vale R$ 21.176.
  • Entretanto, o valor médio encontrado no mercado fica acima dos R$ 23.000
  • Exemplares menos conservados, no entanto, costumam aparecer em anúncios na internet quase na mesma faixa do preço original. Alguns um pouco acima, por cerca de R$ 6.000.
  • Entretanto, são carros que precisam de reparo e restauração caso a ideia seja deixá-lo como um Fusca novo.

Agora, quem procura um Fusca 1985 “zerado”, terá que desembolsar mais. Alguns exemplares até aparecem abaixo do valor da FIPE em plataformas de vendas online, porém, dependendo da versão, um Fusca 1985 pode sair por R$ 30.000 ou mais. Cabe ao bolso do comprador ditar se o negócio vale a pena ou não. 

Fusca
O Fusca se tornou item cobiçado por muitos fãs e colecionadores. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Valor corrigido do Fusca 1985

  • Curiosamente, o valor corrigido do Fusca 1985 é quase o dobro dos usados em bom estado, cerca de R$ 60 mil.
  • Hoje, ainda assim, o Fuscão sairia mais barato que os chamados populares modernos, embora venha com menos equipamentos de fábrica.
  • O Renault Kwid novo, por exemplo, sai atualmente por R$ 68.990, já o Fiat Mobi custa R$ 69.990.

Fusca no Brasil

  • O Fusca começou a ser produzido pela Volkswagen em 1959 no Brasil.
  • Sua trajetória foi de altos e baixos. O modelo saiu de linha em 1986, mas voltou em 1993 com o famoso Fusca Itamar. 
  • Com a demanda em baixa e a chegada de concorrentes mais modernos e equipados no Brasil, veio a despedida em definitivo do Fusca em 1996 com a Série Ouro. 
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Em 1998, a Volkswagen reviveu o modelo lançando o New Beetle, o Novo Fusca com visual inspirado no irmão mais velho. Porém, quase tudo mudou. A mecânica era a mesma do Golf e o motor passou para a dianteira. O preço também subiu, posicionando o carro como um modelo mais premium da VW no Brasil e no exterior. A montadora encerrou a produção da última geração do Fusca em 2019.