Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, chega à Terra neste domingo (24), por volta de 12h30 (pelo horário de Brasília), trazendo na bagagem uma amostra do asteroide Bennu

O pouso da espaçonave é aguardado com ansiedade pelos pesquisadores e entusiastas da exploração espacial, após uma longa missão de mais de sete anos que mudou a forma como os cientistas veem os asteroides.

Saulo Machado é o convidado desta sexta-feira (22) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Mas, por que a NASA decidiu coletar um pedaço desta rocha espacial? Qual a importância da missão? Como foi a jornada de OSIRIS-REx, desde o lançamento até o retorno à Terra? Por que o alvo escolhido foi Bennu? Esse asteroide é uma ameaça ao nosso planeta?

Essas e outras questões serão esclarecidas no Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (22), que traz o coordenador mundial do Asteroid Day, Saulo Machado, para falar tudo sobre a missão OSIRIS-REx e o asteroide Bennu. Ele é especialista em astronomia observacional, uranografia, mitologia das constelações, arqueoastronomia/etnoastronomia e observação de meteoros.

publicidade

Desde 2000, passou por diversas organizações trabalhando com divulgação astronômica. É conselheiro da União Brasileira de Astronomia e cofundador do Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!