Streamer revoluciona a indústria dos videogames com controle cerebral; saiba mais

Perrikaryal, streamer famosa por zerar jogos usando apenas sua mente, está levando a indústria dos videogames a outro nível
Rodrigo Mozelli22/09/2023 01h42, atualizada em 22/09/2023 20h35
jogos_cerebro
Imagem: kckate16/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Perrikaryal, streamer famosa por zerar jogos usando apenas sua mente, está levando a indústria dos videogames a outro nível. Ela recentemente surpreendeu a todos ao jogar jogos de tiro, como “Halo: Infinite” e “Valorant”, sem utilizar teclado, mouse ou joystick, apenas usando o movimento de sua cabeça e de seus pensamentos.

Esta nova forma de jogo, que utiliza eletroencefalograma (EEG) capaz de captar as ondas cerebrais, promete trazer acessibilidade a jogos de gêneros antes considerados impossíveis de serem controlados sem os tradicionais dispositivos de jogo.

Leia mais:

O protótipo utilizado por Perrikaryal, que analisa as atividades eletromagnéticas do cérebro por meio de eletrodos posicionados em diferentes locais da cabeça, ainda está em fase inicial, mas já demonstrou resultados promissores, segundo o IGN.

Com este novo método de controle, pessoas com mobilidade reduzida terão a oportunidade de desfrutar de jogos de tiro e outros gêneros utilizando apenas seus pensamentos e movimentos da cabeça.

Indo além

  • Além de jogos de tiro, Perrikaryal também está explorando diferentes estilos de jogos, como “Minecraft” e “Trackmania”, utilizando o mesmo dispositivo de controle cerebral;
  • O EEG capta as ondas cerebrais, que consistem em diferentes tipos de atividade cerebral, permitindo que a streamer controle os jogos de forma precisa e imersiva;
  • Embora este protótipo ainda tenha muito espaço para melhorias, ele marca avanço significativo na acessibilidade aos jogos de tiro e pode ser o início de nova era para a indústria dos videogames;
  • Com a possibilidade de controlar os jogos apenas com a cabeça, esta tecnologia oferece a oportunidade de inclusão para pessoas com mobilidade limitada.

Parece algo saído um pouco dos X-Men. Os eletrodos possuem almofadas embebidas em solução salina [água salgada] para torná-los condutores e obter melhor leitura. Os dados do EEG são a atividade cerebral que ele capta e consiste em todos os diferentes tipos de ondas cerebrais, quantas dessas ondas cerebrais existem e de onde [aproximadamente] elas vêm.

Perrikaryal, em entrevista ao NerdBunker

Confira, abaixo, alguns dos testes da streamer:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.