Aeroporto de Cingapura será o 1º do mundo a trocar passaportes pelo reconhecimento facial

As mudanças estão previstas para 2024 e preveem que a identidade do viajante será validada por novas estratégias de checagem
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 22/09/2023 16h58, atualizada em 02/10/2023 10h35
Passaporte-1
Imagem: Maxx-Studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O moderno aeroporto de Cingapura vai ser o primeiro do mundo a abandonar por completo a exigência dos passaportes. No lugar dos tradicionais documentos, o reconhecimento facial e a checagem dos dados biométricos serão utilizados. As mudanças estão previstas para a partir de 2024.

Leia mais

Saem os passaportes; entra o reconhecimento facial

A decisão de trocar os passaportes pelas novas tecnologias foi confirmada durante sessão no parlamento de Cingapura. Outras alterações na Lei de Imigração também foram aprovadas pelas autoridades do território asiático.

Cingapura será um dos primeiros países do mundo a introduzir autorização de imigração automatizada e sem passaporte. Nossos sistemas de imigração devem ser capazes de gerenciar o volume elevado e crescente de viajantes, de forma eficiente, e proporcionar uma experiência de uso positiva, garantindo ao mesmo tempo nossa segurança.

Josephine Teo, ministra das Comunicações de Cingapura

A partir dos dados biométricos, cada passageiro terá um “token único de autenticação”. Em diferentes pontos do aeroporto, a identidade do viajante será validada pelas novas estratégias de checagem, como no despacho das bagagens, na liberação da imigração ou mesmo no embarque. Isso elimina tanto a necessidade do passaporte físico quanto dos bilhetes de embarque impressos.

O aeroporto de Cingapura já é pioneiro no uso de novas tecnologias. Desde 2018, são testadas localmente sistemas de reconhecimento facial, especialmente na retirada de bagagens e no check-in.

Apesar do anúncio das modificações, não foram divulgadas informações de como vai funcionar o cronograma de etapas novo esquema de validação de identidade dos viajantes. Também não foi informado se haverá necessidade de pré-inscrições no sistema. Questões sobre a privacidade em relação aos dados não foram abordadas pelo governo de Cingapura.

Aeroporto de Cingapura é considerado um dos mais modernos do mundo (Imagem: Tanya Keisha/Shutterstock)

Cingapura é pioneira, mas não um caso isolado

  • Além de Cingapura, outros locais também já flertam com a adoção de novas tecnologias para o embarque e desembarque de passageiros.
  • Um exemplo é o Aeroporto Internacional de Dubai, que já usa mecanismos de reconhecimento facial para facilitar o percurso dos viajantes.
  • Em menor escala, outros aeroportos utilizam sistemas que analisam dados biométricos dos passageiros.
  • É o caso da Índia, Japão e Inglaterra.
  • As informações são da CNN.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.