A Finlândia é o primeiro país do mundo a testar passaportes digitais. Os finlandeses que voam da capital Helsinque para o Reino Unido poderão apresentar o documento pelo celular. O Controle de Fronteiras da Finlândia garante que os passaportes digitais são “igualmente confiáveis” e que a tecnologia vai facilitar o embarque dos viajantes.

Leia mais

publicidade

Como funcionam os passaportes digitais

Por enquanto, o uso dos passaportes digitais está restrito a alguns viajantes da companhia aérea Finnair. Essas pessoas poderão passar pelo controle de fronteiras usando as Credenciais Digitais de Viagem (DTC) e não precisarão mais esperar na fila.

Segundo o Controle de Fronteiras finlandês, essa é a primeira vez que um passaporte digital será aceito “em um ambiente real de controle de fronteiras, supostamente pela primeira vez no mundo”. Os testes são feitos em parceria com a Finnair, a polícia finlandesa e a operadora aeroportuária Finavia.

publicidade

Os viajantes interessados primeiro precisam baixar o aplicativo de documento de viagem digital FIN DTC Pilot em seu smartphone na Google Play ou Apple Store. Para usá-lo, é preciso ter alguma forma de método de bloqueio de tela do telefone – número PIN, impressão digital ou identificação facial – ativado antes de instalar o aplicativo.

Em seguida, será necessário se registrar com a polícia nos serviços de licença da Delegacia Principal de Vantaa. Isso exige que você marque uma consulta e leve um passaporte físico válido para criar a versão digital. Durante o registro, o viajante assinará um termo de consentimento e uma foto será tirada do seu rosto para ser usada para reconhecimento facial.

publicidade

Depois disso, já é possível usar o DTC no Aeroporto de Helsinque para voos ao Reino Unido. Os testes seguirão até o final de fevereiro de 2024, segundo informações da Euronews.

Passaporte digital será testado até o final de fevereiro de 2024 (Imagem: divulgação/Finnair)

Sistema seguro e confiável

A Guarda de Fronteira finlandesa afirma que o DTC é “uma versão digital de um passaporte físico e é igualmente confiável”, acrescentando que “permite travessias de fronteira suaves e rápidas sem comprometer a segurança”.

publicidade

Quando os passageiros finlandeses partem para o Reino Unido a partir do Aeroporto de Helsinque, existem atualmente linhas especiais criadas para voluntários que testam o serviço. Um guarda de fronteira comparará sua foto com a imagem do passaporte digital.

Expansão para toda a União Europeia

  • O teste do passaporte digital da Finlândia faz parte de um projeto piloto mais amplo da União Europeia.
  • No ano passado, a Comissão Europeia entrou em contato para ver quais países estariam dispostos a participar dos testes dos documentos digitais.
  • A Croácia também se voluntariou e espera executar seu próprio projeto-piloto no aeroporto de Zagreb ainda neste ano.
  • Após a conclusão dos testes, representantes da União Europeia irão avaliar os resultados e elaborar um proposta de implantação de passaportes digitais no restante dos países-membros do bloco.
  • Não há, no entanto, um prazo para que isso entre em vigor.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!