A Amazon anunciou em setembro de 2023 que a Alexa, famosa assistente virtual, agora traz um novo modelo de inteligência artificial generativa. Com ela, será possível interagir com a assistente de maneira parecida com o ChatGPT e Google Bard, mas com uma grande diferença: somente por voz.

Dessa maneira, um comando de voz pode fazer a assistente apresentar análises, escrever mensagens, criar conteúdo, histórias e até poesias, tudo com um tempo de resposta mais rápido, com mais informações e de forma mais natural, distanciando a Alexa dos assistentes de voz que conhecemos e nos acostumamos até hoje.

Leia também:

Com quais caixinhas Echo a IA é compatível?

A resposta para essa pergunta é muito animadora, pois a Alexa com IA poderá ser ativada em todos os modelos de caixinhas Echo, desde seu lançado em 2014. No entanto, o acesso às funções com inteligência artificial ainda é limitado e não chegou ao Brasil. Como geralmente acontece, os usuários dos Estados Unidos serão os primeiros a receber a atualização

publicidade

Infelizmente, a empresa ainda não divulgou quando os clientes de outros países poderão ter acesso à função de inteligência artificial na Alexa.

Alguns dos novos recursos

Entre os recursos do novo mecanismo com IA estão a tonalidade da voz, que será menos robótica a partir de respostas que vão se adequar ao tom de voz do usuário. Além disso, a Alexa trará respostas para muito mais coisas ao navegar pela internet. Você pode perguntar para ela o resultado de um jogo de futebol e o cronograma dos jogos futuros. Mas, você poderá ir muito além, criando uma verdadeira conversa com a assistente virtual e sem ter que falar “Alexa” o tempo todo para pedir ou perguntar algo.