O Canva é uma ferramenta amplamente difundida na internet e auxilia quem que não possui o conhecimento nem a formação em design a desenvolver diversos tipos de peças gráficas como ilustrações, posts, artes, enfim, praticamente tudo o você precisa nessa área, porém ele também possui desvantagens. Saiba agora 5 motivos principais para não usar o Canva.

A plataforma possui uma interface muito fácil, com templates prontos e o sistema de arrastar e soltar os elementos, dessa forma qualquer pessoa, mesmo os menos experientes, conseguem se virar bem por aqui. Entretanto, quando comparado ao Illustrator e o Photoshop, possui bem menos recursos e, mesmo sendo uma solução muito útil e simples, ela tem suas limitações.

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O Olhar Digital traz cinco coisas que você deve ter em mente ao usar o Canva. É claro, sabemos que muitos poderão discordar e algumas coisas podem ser mais relevantes para quem pretende usar o Canva profissionalmente. No entanto, é bom ter em mente os seguintes pontos:

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Tome cuidado com essas 5 coisas ao usar o Canva:

  • Limitação da criatividade
  • Sua marca não pode ser registrada
  • Logotipos iguais ou semelhantes
  • Branding muito fraco
  • Amadorismo

Limitação da criatividade

O primeiro motivo que nos faz pensar em não usar o Canva é que ele não oferece uma ferramenta de criação “do zero”, como outras plataformas, daí você fica totalmente dependente dos elementos prontos que ele oferece que são de propriedade intelectual do Canva. Além disso, por sugerir vários templates, digamos que sua mente fica “preguiçosa”.

Sua marca não pode ser registrada

Em um artigo do próprio Canva existe a seguinte informação: “Uma marca registrada precisa ser um símbolo único. Por isso, você não pode usar o conteúdo do Canva Grátis ou Canva Pro como parte de uma marca, marca registrada, marca de design, nome comercial, nome de empresa, marca de serviço ou logotipo. Nossos templates de logotipos são inspirações; são um ponto de partida para seu design exclusivo.”

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Ou seja, após fazer a criação de sua marca com o pacote Canva é possível registrar a marca no INPI, mas legalmente isso não é permitido, pois o Canva poderia entrar com um processo em anular seu registro.

Logotipos iguais ou semelhantes

O Canva é muito popular no Brasil e também fora dele. Pare para pensar um pouco, já imaginou quantas pessoas usam os elementos gratuitos da ferramenta para criar um simples logotipo? Por não oferecer a criação do zero, o uso desses elementos prontos faz com que a chance de você encontrar alguém que tenha o mesmo logo da sua empresa é muito grande, podendo lhe trazer problemas no futuro.

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Branding muito fraco

Como é uma ferramenta acessível e que reúne milhares desses modelos prontos, é claro que será muito comum encontrar, inclusive com as mesmas fontes e elementos, peças e ilustrações parecidas, se não iguais. Em se tratando de logotipos, estes ficarão sem conceitos, além de “muito iguais” se não idênticos, isso resulta em um branding fraco, que não possui um destaque e uma originalidade cada vez mais presente no mercado tão competitivo quanto o do marketing, caindo em fácil esquecimento.

Amadorismo

O processo de criação envolve muitas variáveis, etapas diferentes, diversos profissionais que utilizam estudo do mercado através de pesquisas, técnicas e aprofundamento na teoria das cores, tipos de fontes, além de levar em conta qual é o objetivo da empresa, seus valores e sua missão, entre outras coisas.

Mesmo que você pegue um template pronto e altere algumas destas variáveis, como a fonte, as cores, ou outro elemento, quem tem um olhar mais profissional na área do design vai perceber falhas e desconfiar de como se chegou ao resultado final, por isso mesmo que o Canva seja uma ótima ferramenta e que tenha uma grande utilidade para quem não é designer, ele tem sim limitações.