Que o carro elétrico traz diversos benefícios, tanto em economia quanto na preservação do meio ambiente, a maioria já sabe. Mas você já deve ter se perguntado, como funciona a manutenção de um carro elétrico? Afinal, diferente do tradicional, ele não depende de combustíveis. A seguir, veja detalhadamente o que um dono de um carro elétrico precisa fazer para mantê-lo.

Leia mais:

Carro elétrico, o carro do presente e futuro

Os carros elétricos têm uma série de impactos positivos na natureza, que podem ser resumidos em três principais categorias:

  • Redução das emissões de gases de efeito estufa: os carros elétricos não emitem gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COVs). Esses gases, são os principais responsáveis pelo aquecimento global, poluição do ar e problemas respiratórios.
  • Redução da poluição sonora: Os carros elétricos, são mais silenciosos do que os carros a combustão interna. Isso ocorre porque os motores elétricos não precisam de combustão para funcionar. Além disso, a poluição sonora pode afetar a saúde humana, causando estresse, ansiedade e problemas no sono.
  • Redução da dependência de combustíveis fósseis. Movidos por eletricidade, essa categoria de veículo colabora para a redução de poluição no meio ambiente, afinal suas fontes de combustível podem vir da energia eólica ou solar, por exemplo.

Além desses impactos positivos, os carros elétricos também podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Eles são mais silenciosos e não emitem gases poluentes, o que pode melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído urbano.

publicidade
imagem de carro elétrico em movimento
O carro elétrico, por não usar sistema de combustão interna, e depender de fontes de energia naturais, colabora com a manutenção do meio ambiente. (Imagem: Pexels)

Como funciona a manutenção de um carro elétrico?

A manutenção de um carro elétrico é diferente comparada a um carro movido por combustão. Isso porque os carros elétricos têm menos peças móveis e por esse motivo, requerem menos manutenção. No entanto, ainda é importante fazer a manutenção regular do seu carro elétrico para garantir que ele funcione bem e dure por muitos anos.

Serviços de manutenção comuns

A manutenção de um carro elétrico geralmente inclui os seguintes serviços:

  • Revisões regulares: As revisões regulares são importantes para garantir que seu carro elétrico esteja funcionando corretamente. Durante uma revisão, o mecânico irá analisar o nível de fluido, a pressão dos pneus, os freios e outros sistemas do carro.
  • Substituição dos fluidos: Os fluidos do carro elétrico, como o fluido de freio e o fluido de direção hidráulica, devem ser substituídos periodicamente.
  • Troca dos pneus: Os pneus do carro elétrico devem ser substituídos quando estiverem gastos.
  • Substituição das pastilhas de freio: As pastilhas de freio do carro elétrico devem ser substituídas quando estiverem desgastadas.
  • Reposição da bateria: A bateria do carro elétrico é o seu componente mais caro. É importante manter a bateria em boas condições para prolongar sua vida útil.
carro em posto de abastecimento
Por ser algo recente, existem poucos postos de abastecimento para veículos elétricos. (Imagem: Pexels)

Manutenção preventiva

  • Recarregue o carro regularmente: Carregar o carro regularmente, ajudará a manter a bateria em boas condições de uso.
  • Não deixe a bateria descarregar completamente: deixar a bateria descarregar completamente, pode danificá-la.
  • Evite temperaturas extremas: As temperaturas extremas podem danificar a bateria.
  • Não dirigir o carro com a bateria fraca: dirigir com o veículo com a bateria fraca, pode danificar a bateria e consequentemente gerar outros problemas no motor.