Um novo recorde mundial de aceleração para carros elétricos foi estabelecido recentemente por um modelo monolugar e com cabine aberta chamado “mythen”. O veículo com cara de kart foi criado por estudantes da ETH Zurich e da Universidade de Lucerna e levou quase um ano para ficar pronto.

O EV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas nove décimos de segundo, ou 0,956 segundo para ser mais preciso. O novo recorde já reconhecido pelo Guinness.

Vídeo relacionado

Carro elétrico de corrida ‘feito em casa’

  • Os alunos desenvolveram sozinhos o motor elétrico e o carro, que inclui placas de circuito impresso, chassi, bateria e pesa cerca de 140 kg.
  • Eles usaram uma estrutura leve que combina carbono e alumínio e motores de cubo instalados nas quatro rodas.
  • A potência final é de 326 cavalos. Parece pouco se comparado a outros EVs, no entanto, a estrutura ultraleve deixa o carro com uma relação potência/peso de mais de um cavalo por quilo. O que explica o alto poder de aceleração.
O carro com cara de kart vai de 0 a 100 km/h em nove décimos de segundo. Imagem: Reprodução/ETH Zurich

Leia mais:

Outro ponto que não passou despercebido foi a aerodinâmica:

publicidade

A potência não é a única coisa que importa quando se trata de estabelecer um recorde de aceleração — transferir efetivamente essa potência para o solo também é fundamental

Dario Messerli, chefe de aerodinâmica da equipe AMZ (Academic Motorsports Club Zurich).

Como revelam as imagens, o veículo monolugar não possui asas dianteiras ou traseiras como um carro de Fórmula 1 e anda “colado” no chão por sucção. O feito alcançado em Duebendorf, na Suíça, foi capturado em vídeo. O carro leva apenas 12,3 metros para quebrar o recorde em uma pista comum:

O recorde anterior, estabelecido em setembro de 2022 por uma equipe da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, era de 1,461 segundo. Ambas as marcas superam com folga os carros elétricos de corrida da Fórmula E, que vão de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.

publicidade

Para efeito de comparação, a aceleração estonteante supera outro veículo super rápido: o Rimac Nevera, que vai de 0 a 100 km/h em 1,81 segundos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!