E está para acabar a greve mais longa da história de roteiristas dos EUA. O sindicato da categoria (WGA, sigla em inglês) anunciou, nesta terça-feira (26), que aceitou o acordo proposto pelos estúdios de forma unânime.

Dessa forma, os roteiristas devem voltar ao trabalho a partir de 4h01 (horário de Brasília – 0h01, hora local) desta quarta-feira (27), conforme o g1.

publicidade

Leia mais:

publicidade

Como foi o acordo

  • O acordo foi previamente aceito pelo WGA na noite de domingo (24), em reunião com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, sigla em inglês);
  • Já nesta terça (26), o Comitê de Negociação e os Conselhos da WGA do Oeste e do Leste, recomendaram que seus 11 mil associados aceitem o acordo;
  • A votação geral será realizada entre 2 e 9 de outubro.

Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação.

WGA, em e-mail enviado a seus associados no domingo (24)

Segunda maior greve da história

Essa foi a segunda maior greve da história do WGA, tendo começado em maio e obtido apoio do Sindicato dos Atores (SAG, sigla em inglês) – este, por sua vez, paralisou suas atividades em julho, em apoio aos roteiristas e também buscando melhorias em suas condições trabalhistas.

O SAG parabenizou o WGA por obter o acordo provisório, mas ressaltou que segue em greve até concluir suas negociações com a AMPTP.

publicidade

Barbie continua em alta nas bilheterias após dez semanas

Barbie, dirigido por Greta Gerwig e co-escrito com Noah Baumbach, continua a atrair o público após dez semanas consecutivas nas telonas internacionais. No último fim de semana, segundo o Collider, o filme arrecadou cerca de US$ 3,4 milhões. A receita global desde o lançamento é estimada em US$1,427 bilhão.

Leia a matéria completa aqui

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!