Quem usa o Google Podcasts deve ficar atento, porque a plataforma está com os dias contados. O YouTube anunciou, nesta terça-feira (26), que vai se concentrar em oferecer acesso a podcasts apenas no YouTube Music a partir de 2024.

Para quem tem pressa:

  • O Google Podcasts será descontinuado em 2024 e os podcasts serão disponibilizados exclusivamente no YouTube Music;
  • Essa mudança já era esperada, uma vez que uma movimentação para disponibilizar podcasts no YouTube Music começou em 2023;
  • O Google Podcasts foi lançado em 2018 e oferecia uma biblioteca de podcasts gratuita com recomendações personalizadas;
  • A decisão de descontinuar o Google Podcasts foi baseada em dados que mostram que uma parcela significativa dos ouvintes de podcasts já utiliza o YouTube como sua plataforma para esse tipo de conteúdo.

Esse movimento já era esperado. É que o Google lançou, em abril, a possibilidade de ouvir podcasts no YouTube Music sem uma assinatura paga para usuários nos EUA. E o YouTube também anunciou que tornaria os podcasts disponíveis globalmente no YouTube Music ainda em 2023.

Leia mais:

Google Podcasts: o fim de uma era

Montagem com telas do Google Podcasts
(Imagem: Divulgação/Google)

Lançado pela primeira vez no Android em 2018, o Google Podcasts oferecia uma maneira para os usuários ouvirem uma biblioteca de podcasts gratuitamente, além de receber recomendações personalizadas. Em 2020, o Google deu uma repaginada no design do aplicativo e o lançou para iPhones. O serviço também está disponível na web, Windows e Mac.

publicidade

Olhando para 2024, vamos aumentar nosso investimento na experiência de podcast no YouTube Music – tornando-o um destino melhor para fãs e podcasters, com capacidades exclusivas do YouTube em comunidade, descoberta e alternância de áudio/visual. Mais tarde em 2024, como parte desse processo, vamos descontinuar o Google Podcasts.

Trecho de uma publicação no blog oficial do YouTube

O YouTube justifica a descontinuação do Google Podcasts dizendo que a mudança “corresponde ao que os ouvintes e podcasters já estão fazendo”. Cita dados da Edison, que sugerem que 23% dos usuários semanais de podcasts nos EUA dizem que o YouTube é o serviço que usam com mais frequência, em oposição a 4% para o Google Podcasts.

O streaming também ajudará o Google Podcasts a migrar para o YouTube Music, fornecendo “uma ferramenta de migração simples e a capacidade de adicionar feeds RSS de podcasts à sua biblioteca do YouTube Music”. A plataforma também oferecerá uma ferramenta que permite aos usuários baixar um arquivo OPML de suas inscrições em programas, permitindo que o carreguem em outras plataformas.