Segundo a Bloomberg, a Apple firmou um contrato com a produtora de podcasts Futuro Studios para ajudá-la com um financiamento para a criação e produção de novos produtos.

No contrato, está firmado que a Apple terá a prioridade nos direitos de transformar qualquer podcast criado na Futuro Studios em um filme ou programa de TV. Vale lembrar que já existem obras que foram baseadas nessas produções de áudios como, por exemplo, WeCrashed e The Shrink Next Door.

Leia mais:

Esses novos formatos de podcasts com maior duração estão sendo uma grande inspiração até para programas de TV, principalmente quando plataformas de streaming estão buscando mais do que tudo produzir conteúdos originais.

publicidade

Um ótimo exemplo é a minissérie The Dropout, da plataforma Hulu, que foi baseada em um podcast da ABC News que contém o mesmo nome. Além disso, a Hulu também está gravando o programa de TV Wind of Change, baseado em outro podcast.

A Apple divulgou diversos podcasts com alguns estúdios recentemente, incluindo At Will Media (para Wild Things: Siegfried & Roy), Campside Media (Run, Bambi, Run), Jigsaw Productions (The Line) e Pineapple Street Studios (Project Unabom), em uma série de acordos que supostamente gastaram até US$ 10 milhões.

Os contratos de podcasts da Apple foram anunciados pela Apple TV, sua própria plataforma de streaming. Enquanto sua unidade de podcasting real evitou investir em títulos específicos para parecer uma “plataforma neutra”. 

Apple financia podcasts visando adaptá-los em programas de TV
Imagem: Primakov/Shutterstock

Mesmo que a Apple possua um suporte para assinaturas de podcast, que foi lançado em 2021, suas criações produzidas de áudio apontam que talvez essa não seja a prioridade da empresa. Ao invés disso, a Apple visa ganhar dinheiro com as produções em cima dos podcasts, seja com adaptações para TV e cinema, ou nos podcasts complementares para The Problem with Jon Stewart e For All Mankind.

Em contrapartida, esse investimento do Spotify no podcast The Joe Rogan Experience acabou deixando o programa exclusivo de sua plataforma na tentativa de atrair novos ouvintes para o Spotify. Outra empresa que realizou parcerias com podcasts foi a Amazon, incluindo My Favorite Murder e How I Built This, que possuem cláusulas de exclusividade.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!