O X (antigo Twitter) está perto de lançar um novo alerta que notificará os usuários caso uma conta seja marcada com shadowban — uma espécie de bloqueio parcial disparado pelo algoritmo da rede social em caso de violação dos termos de uso.

Novo alerta de shadowban no X/Twitter

  • A designer da empresa, Andrea Conway, revelou uma prévia do novo recurso anunciado por Elon Musk no ano passado.
  • Conway mostra um alerta que aparece na aba de notificação e uma página que explica por que o X pode limitar o alcance de algumas contas.
  • “Descobrimos que sua conta contém mídia potencialmente sensível — como imagens gráficas, violentas, nudez, comportamento sexual, símbolos de ódio ou outro conteúdo sensível”, diz o aviso
  • Logo abaixo da mensagem, há um botão de apelação para usuários solicitarem a revisão do banimento parcial (ou shadowban). 
Imagem: X/Reprodução

Leia mais! 

publicidade

A plataforma informa que pode cobrir postagens com um aviso para quem não deseja ver esse tipo de conteúdo. O alcance da conta (e postagens) também podem ser mais restritos nos feeds ‘Para você’ e ‘Seguindo’, bem como nas “notificações, tendências e resultados de pesquisa”.

Vale lembrar que a empresa introduziu um recurso de rotulagem para tweets individuais com “visibilidade limitada” por violarem as regras. Mas a última atualização vai além, já que as restrições afetam toda a conta, não apenas tweets (ou postagens) específicas.

publicidade

O recurso aborda o que há muito é um assunto polêmico para o Twitter (agora conhecido como X). A empresa limita há anos o alcance de contas que violam suas regras, mas nunca divulgou publicamente detalhes sobre a prática (ou quais contas limitou).

Musk promete que uma atualização futura “mostrará o verdadeiro status da sua conta, para que você saiba claramente se foi banido, o motivo e como apelar”.

publicidade

Por enquanto, não está claro quando o novo alerta de shadowban estreia na rede social. A empresa “deve ter mais para compartilhar sobre isso em breve”, conclui a designer do X.