Paint libera testes de função que gera imagens com IA

Paint com IA foi liberado para inscritos no programa de testes do Windows 11 em países como EUA e Reino Unido; recurso não chegou ao Brasil
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 27/09/2023 16h15, atualizada em 02/10/2023 10h36
paint-1
Imagem: reprodução/Microsoft
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O tradicional Paint está próximo de se tornar o próximo programa a contar oficialmente com as potencialidades da inteligência artificial. A Microsoft começou a liberar o acesso à função Cocreator para testadores do programa Windows Insider. O recurso usa a tecnologia DALL-E 2, da OpenAI, para gerar imagens por IA a partir de prompts de texto.

Leia mais

Paint com inteligência artificial

A novidade está disponível para inscritos no programa de testes do Windows 11 na Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. Ainda não há previsão para a chegada dessa versão de testes no Brasil.

Segundo a Microsoft, o ícone do Cocreator estará no topo da tela do aplicativo, com espaço para inserir comandos de texto e escolher entre vários estilos visuais.

Inicialmente, o serviço só aceitará comandos em inglês e funciona com base em um esquema de créditos: cada conta da Microsoft recebe 50 créditos para usar o gerador e gasta uma unidade por prompt escrito.

A empresa destaca que fará mudanças no sistema após a tecnologia estar totalmente pronta para uso.

Recentemente, um relatório do Windows Central apresentou uma imagem de como deve ser o layout do novo Paint alimentado pela inteligência artificial.

Paint pode receber recursos de IA (Imagem: Windows Central)

Microsoft deve lançar recursos também para outros aplicativos

  • Além do Paint, a Microsoft também está procurando adicionar ferramentas de IA ao aplicativo Fotos, Câmera e à Ferramenta de Recorte.
  • Para Fotos, isso pode envolver um novo recurso que permite identificar pessoas ou objetos em uma foto e, em seguida, recortá-los e colá-los em outras áreas.
  • Quanto à Ferramenta de Recorte e ao aplicativo Câmera, a Microsoft pode adicionar a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).
  • Isso poderia permitir que cada aplicativo identificasse textos dentro de imagens ou capturas de tela, o que tornaria muito mais fácil copiar e colar informações desses arquivos.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.