Imagem: Andriana Syvanych / Shutterstock.com
Uma equipe formada por engenheiros mecânicos da Universidade Beihang, da Universidade de Pequim e da Universidade de Houston descobriu que é possível gerar pequenas quantidades de eletricidade apertando esponjas de luffa, popularmente conhecidas como buchas vegetais.
Leia mais:
As esponjas de luffa são um tipo de conchas expelidas quando o fruto de uma planta luffa é posto para secar. Elas são popularmente preparadas e vendidas como um produto comercial, como um mecanismo para remover a pele morta do corpo durante o banho.
Durante a investigação, a equipe tratou as esponjas com produtos químicos para remover a hemicelulose e a lignina, deixando para trás uma casca de cristal de celulose. Em seguida, os engenheiros conectaram os resultados a um circuito elétrico, e começaram a apertá-los repetidamente com a mão.
Como resultado, as esponjas foram capazes de gerar até 8 nanoampères de eletricidade. Mesmo sendo uma quantidade de energia considerada baixa, a equipe trabalha com a possibilidade de criar esponjas luffa artificiais que sejam mais eficientes para essa finalidade.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de setembro de 2023 18:43