A inteligência artificial (IA) está em alta, seja na forma de chatbots baseados em modelos de linguagem como o ChatGPT, na criação de arte gerada por IA ou até mesmo nos carros autônomos. E agora, a IA também faz parte do seu iPhone.

A Apple introduziu uma nova funcionalidade no iOS 17 que funciona de maneira semelhante aos muitos geradores de voz baseados em IA que existem para criar música, com uma diferença crucial: em vez de clonar a voz de um músico famoso, agora você pode clonar a sua própria voz.

Leia mais:

Chamada de “Voz Pessoal” para o iPhone, essa funcionalidade utiliza a IA para criar uma réplica da sua voz e armazená-la em seu dispositivo. Isso permite que usuários com deficiências que afetam a fala usem a digitação para falar e se comunicar com outras pessoas por meio do alto-falante do iPhone, FaceTime e aplicativos de terceiros (que eventualmente darão suporte a essa funcionalidade de acessibilidade).

publicidade

Mesmo que você não tenha um distúrbio de fala, o uso da Voz Pessoal pode ser interessante. E se você estiver executando o iOS 17, pode clonar sua voz em menos de uma hora. Veja tudo o que você precisa saber para configurar o Voz Pessoal no iOS 17 e criar uma réplica da sua voz.

Como configurar a Voz Pessoal no iOS 17

Para fazer o processo de configuração da Voz Pessoal no seu iPhone, é preciso ter atualizado o aparelho para o iOS 17. Veja como fazer isto aqui.

  1. Encontre um local silencioso

    Antes de começar a clonar sua voz, certifique-se de estar em um local relativamente silencioso, onde você não será perturbado por cerca de 30 minutos. Você não precisa de um silêncio completo, mas é uma boa ideia ter sua voz o mais clara possível, sem ruídos de fundo, para que sua voz clonada soe bem.

  2. Acesse a Voz Pessoal

    Uma vez preparado, abra seu iPhone com iOS 17 e vá para Configurações > Acessibilidade > Voz Pessoal e toque em “Criar uma Voz Pessoal” no topo. Clique duas vezes no botão azul “Continuar”, dê um nome à sua voz, clique no botão de gravação e comece a ler as frases que aparecem na tela. Você terá que ler em voz alta 150 frases de diferentes comprimentos.voz pessoal

  3. “Ouvindo”

    Você pode começar a falar quando aparecer a mensagem “Ouvindo” na parte inferior da página. Diga a frase, e a Voz Pessoal passará automaticamente para a próxima frase, sem que você precise tocar em nada. Se cometer um erro, é possível clicar no botão de gravação para regravar a frase. As frases devem levar cerca de 20 a 30 minutos para serem completadas, dependendo da velocidade de sua fala.

  4. Finalizar

    Quando terminar, clique em “Continuar”, e sua Voz Pessoal começará a ser criada. Para que ele processe, você precisará conectar seu iPhone a um carregador e bloquear a tela. Você receberá uma notificação quando estiver pronto para uso.

Por enquanto, o recurso só está disponível em inglês, mesmo com o iPhone configurado em português. Então é necessário ler as frases em inglês para criar sua voz pessoal. O Olhar Digital entrou em contato com a Apple para verificar se existe plano e/ou prazo para a chegada do recurso em português. Atualizaremos esta postagem quando obtivermos mais informações.

Como usar a Voz Pessoal

Quando receber a notificação de que sua Voz Pessoal está pronta para uso, você pode testar a voz facilmente. Para fazer isso, vá para Configurações > Acessibilidade > Fala ao Vivo e ative a opção “Fala ao Vivo” no topo da página. Uma vez ativada, vá para a seção “Vozes” e escolha sua Voz Pessoal, que deve aparecer no topo.

Se você não encontrar a sua Voz Pessoal, reinicie o iPhone ou desative e ative novamente a “Fala ao Vivo”. Isso deve resolver qualquer problema.

Agora, basta clicar três vezes no botão lateral do seu iPhone, escolher “Fala ao Vivo”, digitar a frase que deseja que seu iPhone fale com a sua voz e clicar em “Enviar” no teclado. Você poderá ouvir sua voz clonada falando a frase digitada. Você pode usar esse recurso durante chamadas telefônicas ou via FaceTime.

Em Configurações > Acessibilidade > Fala ao Vivo > Frases Favoritas, você pode adicionar frases que deseja que apareçam no recurso de Fala ao Vivo, para não precisar digitá-las toda vez. Basta clicar no botão “Frases” em Fala ao Vivo, e todas as suas frases salvas aparecerão.