A BYD passou ninguém menos que a Ford em agosto nas vendas globais de automóveis. A gigante chinesa ficou em quarto no ranking geral, perdendo por muito pouco da Honda. A segundo colocação ficou com a Volkswagen e a primeira com a Toyota. 

Segundo um levantamento divulgado pela TrendForce, 5,55 milhões de carros novos foram vendidos no último mês nos 37 maiores mercados da indústria automotiva. A lista das dez montadoras mais vendidas também inclui Hyundai, Ford (que aparece apenas em sexto), Chevrolet, Suzuki, Kia e Nissan. 

publicidade

Leia mais:

Confira abaixo o ranking por fatia de vendas em agosto de 2023:

publicidade
Imagem: Reprodução/Trendforce

A BYD registrou um salto de 5% nas vendas globais em comparação com o mês anterior. Com o crescimento nas vendas, a empresa também superou a Hyundai (4,3%) e a Ford (4,2%) em outro parâmetro: a participação de mercado global, agora respondendo por uma fatia de 4,8%, segundo a pesquisa.

O bom desempenho chama a atenção pelo fato da empresa vender apenas carros eletrificados (híbridos e elétricos) enquanto as concorrentes ainda oferecem modelos apenas a combustão. O mercado chinês também passa por um período de baixa demanda e muita oferta.

publicidade

A Ford, em contrapartida, viu suas vendes encolherem 6,7%, o que foi relevante para o resultado abaixo do esperado.

Líder em vendas na China

  • A BYD é líder em vendas de automóveis na China, respondendo por 11,98% de participação no mercado local.
  • Só em agosto, a marca vendeu mais de 230 mil veículos no país.
  • A montadora também está apostando pesado na presença em outros mercados como Japão, Austrália, Europa e América Latina e espera exportar até 300 mil carros até o fim de 2023.

No Brasil, a empresa também está na ponta nas vendas de carros elétricos e pode ganhar ainda mais terreno quando a sua nova fábrica estiver operando em Camaçari, na Bahia. O que deve acontecer no início de 2025.