Minirrobô “rouba” energia do ambiente e anda sem bateria

O minirrobô possui quatro rodas, mede apenas 10 mm, e conta com dois motores, um chassi de fibra de carbono, um sensor de luz e uma antena
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 29/09/2023 15h12
Minirrobo.png
Imagem: Mark Stone/Universidade de Washington
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O monitoramento da umidade do solo em fazendas, a realização de inspeções de máquinas em fábricas ou a busca da fonte de vazamentos de gás podem ser revolucionados com a chegada do minirrobô MilliMobiles. Desenvolvido pela equipe de cientistas da Universidade de Washington, o protótipo não precisa de baterias para funcionar.

Leia mais

O minirrobô

  • O MilliMobiles possui quatro rodas e mede apenas 10 mm.
  • Ele não contém baterias, mas conta com dois motores, um chassi de fibra de carbono, uma placa de circuito impresso dobrável, um sensor de luz, células solares e uma antena.
  • Além disso, pode carregar até três vezes seu próprio peso na forma de carga, como câmeras e sensores ambientais.
  • As informações são da New Atlas.

Como ele opera sem baterias?

À medida que o MilliMobile se move ao longo de superfícies planas, como pisos, concreto ou asfalto, ele elimina energia da luz ambiente e ondas de rádio. Mesmo em um dia nublado, ele pode cobrir uma distância de aproximadamente 9 metros em um período de uma hora.

A tecnologia não tenta armazenar energia suficiente para fazer toda a viagem de uma só vez. A inspiração veio da computação intermitente, que divide programas complexos em pequenos passos, para que um dispositivo com potência muito limitada possa trabalhar à medida que a energia estiver disponível.

Utilizando seu sensor de luz, o robô pode se dirigir de forma autônoma em direção a uma fonte de luz especificada. Ele também pode transmitir dados de sensores via Bluetooth. Em testes realizados até agora, ele retransmitiu com sucesso dados de sensores de luz, temperatura e umidade a bordo.

Veja o MilliMobile em ação:

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.