O Olhar Digital News desta sexta-feira (29) trouxe os principais assuntos do mundo da tecnologia. Aqui estão alguns dos destaques:

Como uma usina no Ceará pode derrubar a internet no Brasil

Quase 100% do tráfego da internet do Brasil passa pela praia do Futuro, em Fortaleza. Isso porque ela abriga o segundo maior hub do mundo de sistemas ópticos submarinos. E o governo do Ceará pretende construir a maior usina de dessalinização de água do mar do país neste mesmo local. Diante disso, existem duas narrativas. O governo cearense diz que está tudo bem. A TelComp, entidade representando empresas de data centers e telecomunicações, argumenta que a usina colocará em risco os sistemas de telecomunicações.

A quem interessa taxar carros elétricos em 35%?

Nas últimas semanas, muito se falou sobre a taxação de 35% dos veículos elétricos importados para o mercado nacional, com o apoio da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A ideia é acabar com a isenção de impostos para os carros que utilizam motores elétricos de forma gradual até 2026. Para falar mais sobre carros elétricos, recebemos o Carlos Mattos, nosso colunista.

5G deve representar 61% dos acessos no Brasil até 2027, aponta pesquisa

O número de usuários do 5G deve crescer consideravelmente nos próximos quatro anos no mundo inteiro e o Brasil será um dos impulsionadores dessa alta. Dados da consultoria Omdia apontam que, até 2027, 61% dos acessos à internet no país serão via 5G.

publicidade

Sonda da NASA quebra recorde e chega ainda mais perto do Sol

A sonda Parker Solar, da NASA, quebrou o próprio recorde e chegou ainda mais perto do Sol. O feito aconteceu na quarta-feira e deve se repetir nos próximos dias, já que o equipamento está em uma missão de vinte e quatro órbitas ao redor da estrela.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!