O Oscar é o principal evento de premiação do cinema, sendo realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a 96 anos. A estatueta dourada é muito cobiçada por todos os profissionais da indústria cinematográfica, mas apesar de possuir representantes brasileiros nas indicações ao Oscar desde 1945, os filmes do nosso país que chegaram a competir pela renomada premiação foram poucos, mas memoráveis.

Leia também:

Se você ficou curioso em saber quais filmes brasileiros foram indicados ao Oscar, preparamos uma lista com a sinopse e onde assistir a cada um deles, confira:

Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar? Onde assistir a essas produções

1.O Pagador de Promessas (1962)

Filmes brasileiros Oscar
Filme brasileiro O Pagador de Promessas Imagem: Divulgação / Globoplay


Apesar de alguns brasileiros já terem concorrido ao Oscar anteriormente, foi só em 1963 que um filme em si concorreu a categoria de Melhor Filme Internacional, na época, chamada de Melhor Filme Estrangeiro, com o longa O Pagador de Promessas.

publicidade

A produção é baseada na peça teatral escrita por Dias Gomes, e foi dirigida por Anselmo Duarte com Leonardo Villar como ator principal, além de Glória Menezes, Geraldo Del Rey e Dionísio Azevedo.
A história gira em torno de Zé do burro e seu asno que foi atingido por um raio.

Receoso de perder o animal, Zé vai a um terreiro de candomblé e faz uma promessa para Santa Bárbara para que ela cure o animal. Como o burro melhorou, ele se vê na obrigação de cumprir sua promessa que consistia em carregar uma pesada cruz de madeira por 42 quilômetros de seu sítio até a igreja de Santa Bárbara, em Salvador.

O filme está disponível para assistir na Globoplay.

2. O Quadrilho (1995)

filmes brasileiros Oscar
Filme brasileiro O Quatrilho Imagem: Divulgação


Em 1996, mais de 30 anos depois, uma nova indicação de filme brasileiro foi realizada com a produção O Quadrilho, concorrendo novamente a categoria de Melhor Filme Internacional.

O longa foi dirigido por Fabio Barreto, e baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Nos papéis principais estão Glória Pires, Patrícia Pillar, Alexandre Paternost e Bruno Campos.

A história se passa em 1910, no Rio Grande do Sul, onde dois casais de imigrantes italianos moram juntos numa mesma casa em uma comunidade rural da Serra Gaúcha. Tudo ia bem até que a esposa de um se apaixona pelo marido da outra, e é retribuída. Os dois decidem então fugir, deixando para trás seus respectivos parceiros para sofrerem as consequências dessa decisão.

O filme está disponível na Globoplay e na Amazon Prime Vídeo na assinatura Premium.

3. O Que É Isso, Companheiro (1997)

filmes brasileiros Oscar
Filme brasileiro O Que É Isso, Companheiro Imagem: Divulgação / Globoplay

Em 1998, teve uma nova indicação de uma produção brasileira a concorrer ao Oscar como Melhor Filme Internacional: O Que É Isso, Companheiro, baseado na obra literária de Fernando Gabeira.
O filme foi dirigido por Bruno Barreto, e conta com a atuação de grandes nomes da TV brasileira como Selton Mello, Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Cláudia Abreu, Alessandra Negrini, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, entre tantos outros.

A trama acontece em torno no jornalista Fernando e seu amigo César que, após a publicação do AI-5, se engajam na luta contra a ditadura militar. Ambos se alistam num grupo de guerrilheiros de esquerda, mas quando, em uma das investidas do grupo, César é capturado, Fernando planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos que está no Brasil, para negociar a liberdade do seu amigo assim como de mais alguns outros companheiros presos.

O filme está disponível na Globoplay e na Amazon Prime Vídeo na assinatura Premium.

4. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil
Um dos grandes destaques do filme é a atriz Fernanda Montenegro. (Imagem: Globoplay)


Um ano depois, em 1999, outro filme brasileiro concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional, além da indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro com a produção Central do Brasil.
O longa foi dirigido por Walter Salles, e interpretado por Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Soia Lira e Matheus Nachtergaele.

O enredo se passa no centro da cidade do Rio de Janeiro, e acompanha Dora, uma ex-professora que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. É lá que ela conhece Josué, um menino que teve a mãe atropelada e precisa encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
O filme está disponível na Globoplay assinatura premium, na Amazon Prime Video também na assinatura premium, e para comprar na Apple TV, YouTube e Google Play Filmes e TV.

5. Cidade de Deus (2002)


Em 2004, o filme Cidade de Deus recebeu indicação ao Oscar de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem, no entanto, não levou nenhuma das estatuetas para casa.
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, trouxe no elenco Alexandre Rodrigues, Alice Braga, Douglas Silva, Darlan Cunha e Seu Jorge.

A história acompanha Buscapé e Dadinho, dois jovens amigos moradores da Cidade de Deus, uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. Conforme vão crescendo, seus caminhos vão se afastando, enquanto Dadinho se envolve cada vez mais no mundo do crime, Buscapé luta para sair dessa realidade, aproveitando seu talento como fotógrafo para correr atrás de uma vida melhor.

O filme está disponível na Netflix, na Paramount, Amazon Prime Video, Globoplay (na assinatura premium), e para comprar no YouTube e na Google Play Filmes e TV.

6. O Menino e O Mundo (2013)

Animação brasileira O Menino e o Mundo Imagem: Reprodução / YouTube


Em 2016, mais um filme brasileiro foi indicado ao Oscar, dessa vez como Melhor Animação. O filme O Menino e o Mundo foi escrito e dirigido por Alê Abreu, e tem as vozes de Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Lu Horta, Marco Aurélio Campos e Cassius Romero.

A produção conta a jornada de um menino que mora com o pai e a mãe em uma reclusa casa no campo. Por conta da falta de emprego, o pai vai embora de casa para procurar trabalho na cidade grande. Desolado, o menino faz as malas e pega o trem em direção a esse novo mundo que lhe roubou o pai, apenas para encontrar uma sociedade explorada e sem perspectiva, assolada pela pobreza.

O filme está disponível na assinatura premium da Globoplay, e para alugar no YouTube, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

7. Democracia em Vertigem (2019)

Documentário Democracia em Vertigem Imagem: Divulgação / Netflix

Em 2020, a produção de Democracia em Vertigem concorreu ao prêmio de Melhor Documentário, sendo o primeiro filme brasileiro da categoria a receber indicação.

Dirigido por Petra Costa, o documentário também foi produzido por Joanna Natasegara, Tiago Pavan e Shane Boris, e retrata o processo de impeachment de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, que resultou na polarização política da população brasileira e deu espaço para a extrema-direita tomar o poder. No filme, é possível assistir imagens internas e exclusivas do que acontecia nos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto o impeachment se concretizava.

O filme está disponível para assistir na Netflix.

Fonte: Oscar