TikTok planeja lançar versão paga sem anúncios

Segundo dados preliminares, a assinatura mensal sem anúncios do TikTok custaria US$ 4,99, cerca de R$ 25 para os usuários dos EUA
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 02/10/2023 16h39, atualizada em 03/10/2023 21h01
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O TikTok pode apresentar novidades em breve. A rede social planejar lançar oficialmente uma versão paga e sem anúncios para os usuários dos Estados Unidos. Não há uma data definida para o início da cobrança e poucos detalhes foram divulgados até o momento.

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Versão paga

  • Segundo dados preliminares, a assinatura mensal sem anúncios do TikTok custaria US$ 4,99 (cerca de R$ 25) nos Estados Unidos.
  • No entanto, o preço final pode ser diferente quando o recurso for lançado para o público em geral.
  • Não há nenhuma informação de quando, e se, a novidade vai chegar ao Brasil.
  • A versão paga da rede social cobriria apenas os anúncios veiculados diretamente pela plataforma, deixando de fora as campanhas de marketing realizadas por influenciadores, uma prática comum no TikTok.
  • As informações são da revista Exame.
TikTok
TikTok pode apostar em versão paga (Imagem: shutterstock/phBodrova)

TikTok busca novas forma de monetização

Não está claro como a assinatura mensal sem anúncios se diferenciará de outras oferecidas pela plataforma, como a para os criadores de conteúdo. No entanto, a novidade é um sinal de que o TikTok está buscando novas formas de monetização e de oferecer uma melhor experiência para seus usuários.

A rede social tem sido amplamente impulsionada por anúncios até o momento. A plataforma possui alguns mecanismos de compartilhamento de receita para criadores de conteúdo, e também um recurso de assinatura direta ao vivo que permite que os usuários se inscrevam diretamente em um criador.

Esta é a primeira vez que o aplicativo de mídia social/vídeo de curta duração está aceitando dinheiro diretamente por uma experiência de usuário sem anúncios.

Um relatório recente da firma de pesquisa Cowen aponta que, mesmo entre anunciantes mais cautelosos, 60% elegem o TikTok como a plataforma preferida para vídeos curtos. Já dados do Standard Media Index indicam que a ByteDance, controladora do TikTok, detém 11% dos gastos de grandes agências em mídias sociais, com empresas como Pepsi, Amazon e Apple figurando entre os maiores investidores.

Plataformas como o X (antigo Twitter) também possuem uma versão sem anúncios: o X Premium, que anteriormente conhecido como Twitter Blue. Mas a assinatura também oferece benefícios como o acesso à monetização na plataforma.

O TikTok é um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. A plataforma é conhecida por seus vídeos curtos e que podem ser criados e compartilhados por qualquer pessoa.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.