O TikTok anunciou nesta terça-feira (19) que deu início à implementação de um recurso que identifica conteúdos feitos por inteligência artificial (IA). Trata-se de um rótulo que os próprios criadores colocam em seus vídeos para avisar os seguidores. A rede social também está trabalhando em uma opção de rotulagem automática, que não dependeria dos donos da publicação, para o futuro.

Leia mais:

publicidade

IA no TikTok

  • Em comunicado, o TikTok reiterou como valoriza a liberdade criativa de seus influenciadores, inclusive para publicarem vídeos feitos com IA.
  • No entanto, a empresa reforça a necessidade de transparência e responsabilidade ao avisar que o conteúdo em questão é “artificial”. Isso porque, sem a identificação correta, os vídeos poderiam confundir os seguidores. Não seria possível saber se aquilo se trata de algo real ou não.
  • Para isso, o TikTok implementou o rótulo, que serve para indicar se parte daquele conteúdo ou ele inteiro contém algo gerado ou editado com IA.
  • A empresa está apostando na “educação midiática” e, nas próximas semanas, vai lançar vídeos educativos de como os criadores e usuários da rede social podem compartilhar ou avisar sobre um conteúdo feito por IA.
TikTok instruiu criadores sobre a necessidade de rotular suas produções de IA (Foto: TikTok/Reprodução)

Como funciona

Por enquanto, a rotulagem depende dos próprios criadores de conteúdo, através do recurso. A plataforma ainda indica que também é possível sinalizar conteúdos artificiais na legenda ou com outros tipos de divulgação.

Essa medida faz parte da atualização das Diretrizes da Comunidade do TikTok, do início deste ano, que pode penalizar criadores que não a seguirem.

publicidade
TikTok
Rótulo vai ajudar usuários a distinguir o que é real e o que é IA (Imagem: shutterstock/phBodrova)

Rótulo de IA automatizado

O TikTok ainda escreveu que está estudando formas de rotular os conteúdo feitos por IA de forma automatizada. Isso deve acontecer depois de a plataforma entender como o recurso atual funcionou.

Além disso, a empresa revelou que trocou os títulos de filtros que continham “IA” no nome para não confundir os usuários, e orientou seus criadores a fazer o mesmo.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!