Deepfake de Tom Hanks aparece em anúncio nos EUA

Hanks criticou propaganda de planos odontológicos que usou deepfake para ‘clonar’ sua imagem sem autorização
Gabriel Sérvio03/10/2023 10h41
Tom Hanks
(Imagem: Featureflash Photo Agency / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um anunciante achou que seria uma boa ideia usar um deepfake do ator Tom Hanks — conhecido por filme icônicos, como “O Náufrago” e “Forrest Gump” —, para promover planos odontológicos. O ator foi pego de surpresa pela propaganda e divulgou um alerta nas redes sociais de que não teve “nada a ver” com a campanha feita usando IA (inteligência artifical).

A técnica capaz de “clonar” vozes e rostos retrata o ator bem mais jovem no anúncio:

Leia mais:

Hanks diz que a IA pode ‘eternizar carreiras’ em Hollywood

  • O ator já falou antes sobre os desafios artísticos e legais que o boom da inteligência artificial representa para a indústria do cinema no The Adam Buxton Podcast.
  • Na entrevista, Hanks sugeriu que sua carreira pode continuar mesmo após a morte por meio da IA.
  • Ele considera que a tecnologia pode dar a oportunidade de vencer o tempo, preservando o legado dos artistas.

Qualquer um agora pode se recriar em qualquer idade por meio de IA ou tecnologia deep fake… Eu poderia ser atropelado por um ônibus amanhã e é isso, mas minhas apresentações podem continuar indefinidamente. Fora do entendimento de que tem sido feito por AI ou deepfake, não haverá nada para dizer a você que não sou eu.

Tom Hanks, em entrevista ao The Adam Buxton Podcast

Vale destacar que o uso de versões digitais de atores é um dos principais pontos de discussão sobre o uso da IA no cinema e foi o estopim para a greve do SAG-AFTRA — que atrasou produções e terminou recentemente.

O que é deepfake?

O deepfake é uma técnia que usa IA para “clonar” vozes e rostos e apareceu primeiro em vídeos de humor. A prática também ganhou força em vídeo manipulados e não autorizados, especialmente de celebridades.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.